Olá, Guru! Parabéns pela coluna! Excelente! Sempre leio. Estou querendo comprar um carro usado (2014 e, se achar uma boa oferta, 2015 no máximo). Estou meio perdida. Comecei pensando no Honda Fit, mas como gosto de carros altos, pesquisei também o IX35, ASX e Grand Vitara (Limited Edition, se ficar em 2014). Lendo posts aqui descobri o Jeep Compass. Qual você recomenda? (Considerando desempenho, conforto, custos de manutenção e seguro). Obrigada! Abraços - pergunta enviada por Lúcia Brandt

Lúcia obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Vamos começar a resposta por um esclarecimento importante: considerando SUVs até o modelo 2015, como você deixa claro na pergunta, nós encontramos o Jeep Compass na geração anterior ao veículo que é atualmente produzido no Brasil. Eu não recomendo essa versão pelo conjunto motor e câmbio não empolgar em termos de desempenho e o modelo ainda não oferecer bom espaço interno e um acabamento que não é condizente com a categoria. 

Partindo para os três modelos que você ficou em dúvida, recomendo partir para o Suzuki Grand Vitara Limited Edtion

Como percebo que você está pesquisando SUVs 4x2, o Grand Vitara tem uma grande vantagem que é oferecer a tração traseira, algo que torna superior não só o seu comportamento dinâmico como dá um fôlego ligeiramente superior ao modelo no uso off-road. 

Outro ponto que merece destaque no Grand Vitara em sua versão Limited Edition vai para o bom nível de acabamento, com destaque para o revestimento de couro e algumas partes do interior em tonalidade bege, proporcionando um bom contraste visual à cabine do SUV. Nessa versão você também vai encontrar teto solar, um diferencial frente à Hyundai ix35 e Mitsubishi ASX. 

Em termos de desempenho e custo de manutenção, os três modelos são equivalentes. O Hyundai ix35 pode oferecer um pouco mais de espaço interno, porém ele está longe de ser ruim no Grand Vitara e no ASX, acomodando 4 adultos com conforto. 

Sobre o seguro, seria interessante você pedir uma cotação para seu corretor de confiança, uma vez que algumas variáveis como CEP, idade, estado civil, dentre outros, podem influenciar bastante na composição do valor. De qualquer forma, o Suzuki Grand Vitara não é um modelo com um retrospecto de seguro caro. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios