Vou adquirir um carro com isenção, porém tenho dúvidas entre o Jeep x Hyundai Creta x Honda city ! Meus documentos estão em trâmite; Pego minha cnh na próxima semana, mas já estou pesquisando. Aguardo sugestões de outros carros tb... Obrigada - pergunta enviada por Norma Batista 

Norma obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Como você não especifica o modelo da Jeep, entendo que você se refere ao Renegade, certo? 

Considerando esse cenário, estamos diante de modelos que economizam demais em termos de equipamentos em suas versões destinadas à venda direta. Nesta quarta-feira, por exemplo, a Hyundai retoma os pedidos para o Creta Attitude 1.6 automático, porém o modelo perdeu uma série de equipamentos oferecidos até a linha 2017, como o rádio com comandos no volante. Com isso, Creta e Jeep Renegade em suas versões PCD passam a ter um pacote de itens de série bem semelhantes, os dois oferecendo os controles de estabilidade e tração, controlador de velocidade de cruzeiro (piloto automático), dentre outros. 

Se você colocar o Honda City na balança, considerando o teto de R$ 70.000 você consegue adquirir o sedã na versão LX, que ao menos traz um pacote de equipamentos de conforto e estilo mais robusto, com sistema de som com comandos no volante, rodas de liga leve aro 16", dentre outros. Em relação ao Renegade e o Creta, o Honda City é que tem o conjunto mecânico mais equilibrado e eficiente, com o conjunto formado pelo motor 1.5 16V e o câmbio automático CVT oferecendo baixo consumo e desempenho equivalente ao que você encontrará nos dois SUVs compactos. Ponto positivo para o Honda vai para a cabine, que é muito mais espaçosa que a de Renegade e Creta, bem como o amplo porta-malas que acomoda até 536 litros de capacidade considerando o espaço abaixo da tampa do assoalho do compartimento. 

O grande "problema" do City atual é a falta dos controles de tração e estabilidade, algo que certamente será resolvido com a estreia da linha 2018 do sedã nos mesmos moldes do que a Honda fez com o Fit. 

Logo, apesar de ser a escolha mais interessante entre os três modelos que você cita na pergunta, se você adquirir o City no momento tenha em mente que o modelo mudará muito em breve, portanto, se você fizer questão de estar com um carro o mais atualizado possível, isso poderá ser algo que deve ser ponderado. Vale a pena destacar, contudo, que o City receberá apenas uma atualização visual, o famoso facelift como se diz no jargão da indústria, sendo que as únicas alterações relevantes do ponto de vista técnico será a introdução dos sistemas de segurança ativa. 

Se você aceita duas sugestões, creio que vale a pena você considerar também um Nissan Kicks S Direct ou um Volkswagen Polo. No caso do Nissan, o SUV compacto conta com um conjunto mecânico similar ao City, no caso com motor 1.6 16V e câmbio CVT projetado para alta eficiência, bem como nível de espaço interno e porta-malas semelhantes ao do Creta. O Polo, por sua vez, é um modelo mais compacto, porém o ponto forte vai para o motor 1.0 turbo presente nas versões Comfortline e Highline. Em ambas você vai encontrar um ótimo custo-benefício, já que nessas configurações ele conta com os controles de tração e estabilidade, 4 airbags, central multimídia, dentre outros. 

Resumindo, entre os três modelos que você selecionou na pergunta, se for para ficar entre eles creio que vale mais a pena adquirir o Honda City LX. Caso contrário, o Volkswagen Polo Comfortline ou Highline desponta como uma excelente alternativa ao sedã. 

Espero ter ajudado!  

 
 
Honda City 2016
 
Honda City 2016
Honda City 2016
Honda City 2016
 
Honda City 2016
Honda City 2016
Honda City 2016
 
Honda City 2016
Honda City 2016
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios