Inicialmente, gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho desenvolvido através de suas análises.Por favor preciso escolher entre 3 carros automáticos, na categoria PCD. Volkswagen Polo Confortiline; pacote Tech 2 e Citroën C4 Lounge 2019 (reestilizado).O que me chamou atenção no C4, além de um desempenho melhor; maior porte; um conjunto de suspensão excelente, com muito mais conforto ao rodar e nitidamente um carro de categoria superior em relação ao Polo. A única coisa que me preocupa é o pós venda...? O Creta o desempenho é bem limitado.Qual sua análise técnica - pergunta enviada por Marcos Cabrini 

Marcos obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Agradeço pelo comentário e por você acompanhar nosso trabalho, contamos sempre com a sua audiência! 

Em primeiro lugar, parabéns pela seleção dos modelos que você realizou para a compra PCD: em minha opinião, tanto o Volkswagen Polo como o Citroën C4 Lounge, que em breve estreia sua linha 2019 com melhorias pontuais, são dois excelentes produtos em suas configurações até R$ 70.000. 

Por ser um modelo menor e de um segmento onde naturalmente os valores são mais baixos que os dos sedãs médios, o Volkswagen Polo em sua versão Comfortline naturalmente já traz uma lista de equipamentos muito boa, que torna-se ainda mais competente com a adição do pacote opcional Tech II. Com ele, o Polo Comfortline oferece a comodidade de recursos como o ar-condicionado automático digital, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, câmera de ré, dentre outros. Pesa também a favor do Polo Comfortline a presença do brilhante motor 1.0 TSI sob o capô, que oferece ao hatch ótimo desempenho e baixo consumo, com um nível de eficiência ímpar entre os carros nacionais. 

Se não é tão equipado quanto o Polo, o Citroën C4 Lounge em sua configuração Origine automática PCD ao menos é bem equilibrado em sua lista de equipamentos de série. Assim como o Polo, o C4 Lounge também oferece os controles de tração e estabilidade. O sedã não sai de fábrica na versão PCD com central multimídia, mas ao menos conta com rádio, rodas de liga leve, e os demais equipamentos de conforto esperados em um modelo dessa categoria, como ar-condicionado, direção assistida, dentre outros. 

Eu também compartilho com a avaliação de nosso leitor e o C4 Lounge é um modelo que surpreende em termos de conforto. Mesmo com uma suspensão convencional, com suspensão traseira adotando o layout por eixo de torção, a equipe de engenharia da Citroën merece elogios pelo excelente trabalho de calibração que conseguiu preparar para o conjunto. 

Entre o Polo e o C4 Lounge, ainda considero uma opção mais interessante esperar pela linha 2019 do Citroën e optar por ele. 

Como nosso leitor comenta, a bordo do Citroën você encontrará um habitáculo mais confortável e um porta-malas mais generoso, sem abrir mão de um conjunto mecânico eficiente. O 1.6 THP, com turbo e injeção direta, também é um propulsor muito interessante e eficiente. Com ele, o C4 Lounge oferece ótimas acelerações e retomadas e o consumo não é exagerado para o que ele entrega em termos de desempenho. Segundo os números oficiais, as médias ficam em 10,5 km/l na cidade com gasolina e 13,2 km/l na estrada usando o mesmo combustível. 

É bem possível que o C4 Lounge ganhe melhorias não só na parte externa, mas também uma atualização da cabine a partir da linha 2019, o que sem dúvida será muito bem-vindo ao modelo. 

Logo, creio que ao optar por ele você fará uma boa escolha. 

Espero ter ajudado!  

 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios