Olá César, tudo bem? Eu já estou com o processo de isenção em andamento e acredito que em dezembro saia o IPI e estou numa dúvida, eu fiz teste drive no Kicks e na Captur e me apaixonei pela Captur por ser maior, mais confortável, mais completa e mais silenciosa. Porém, será lançado o Polo e achei ele super completo e agora fiquei em dúvida entre o tamanho e conforto da Captur (mesmo tendo que instalar sensor de estacionamento depois), ou o Polo que é menor porém super completo. Outra dúvida minha será na hora de vender, um VW fará muita diferença contra um Renault? Desde já, muito obrigado - pergunta enviada por Flávio Bazan 

Flávio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Estamos diante de uma situação bem peculiar, onde temos de um lado um SUV compacto que é o Renault Captur e do outro lado um hatch, também compacto, que é o Volkswagen Polo 2018

É inegável, até mesmo por conta da proposta e o tipo de carroceria de cada um deles, que o Renault é capaz de entregar uma sensação de espaço interno ligeiramente superior, porém se destacando mesmo no tamanho do porta-malas em relação ao Polo. Só no Captur você também vai encontrar uma posição de dirigir mais elevada, uma das razões para o sucesso dos SUVs recentemente. 

Contudo, Flávio, particulamente falando considero que o Volkswagen Polo entrega um conjunto mais interessante do que o Captur. 

Sobretudo do ponto de vista mecânico, o motor 1.0 TSI trabalhando em conjunto com o câmbio automático de 6 marchas oferece desempenho muito melhor do que o Captur 1.6 CVT com a vantagem de utilizar bem menos combustível para isso. O propulsor 1.0 TSI do Polo é um exemplo de eficiência graças à combinação entre periféricos como o turbo e a injeção direta o que faz dele seguramente um dos melhores motores produzidos em solo brasileiro. 

Ainda restam muitas dúvidas sobre qual será o catálogo que vai guiar a versão PCD do Renault Captur, se baseada na opção Zen ou Life, sendo que a própria Renault ainda não se manifestou oficialmente sobre o assunto e muitos consumidores inclusive estão relatando muitas informações desencontradas por parte dos concessionários. 

De qualquer maneira, considerando o teto de R$ 70.000 você consegue adquirir o Polo Highline 2018 com o revestimento de couro de fábrica, o que totaliza R$ 69.990 se você optar pela cor sólida Preto Ninja, que não acrescenta qualquer valor adicional no preço do modelo. Nessa configuração, o Polo Highline já sai de fábrica com 4 airbags, os controles de tração e estabilidade com bloqueio eletrônico do diferencial, ar-condicionado automático digital, chave presencial, partida por botão, rodas de liga leve aro 16", central multimídia com a possibilidade de espelhamento do smartphone, dentre outros recursos. Além de tudo, é claro, está presente nessa versão o motor 1.0 TSI. 

Por fim, a tendência é que o Polo seja um modelo bem aceito no mercado, o que vai lhe render boa liquidez no futuro e desvalorização controlada, dois atributos nos quais as marcas francesas ainda não se destacam. 

Por tudo isso, creio que ao optar pelo VW você fará uma escolha mais interessante. 

Espero ter ajudado!  

 
 
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios