Estou trocando minha Chevrolet Captiva e gostaria de uma opinião ou um Jeep Renegade Longitude 2.0 turbo diesel 4x4 ou um Jeep Compass longitude flex? - pergunta enviada por Joao 

João obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Muito interessante sua pergunta, uma vez que é comum dentro do portfólio de várias montadoras ficarmos em dúvida entre versões mais caras de um modelo menor ou as opções mais acessíveis do produto imediatamente superior. 

Analisando o caso específico, seria mais interessante optar pelo Jeep Compass para ocupar o lugar de seu Chevrolet Captiva. 

Considerando seu carro atual, seguramente você sentirá uma falta de espaço interno e capacidade de carga no porta-malas se optar pelo Jeep Renegade. O Compass, por outro lado, oferece uma "receita" bem mais interessante, com bom espaço interno para 5 adultos e um porta-malas mais interessante com capacidade para 410 litros. 

Particulamente falando, dentro da gama nacional da Jeep o motor 2.0 turbodiesel cai como uma luva para os dois modelos. Compreendo que, no caso do Compass, estamos falando de uma grande diferença de R$ 26.800 se levarmos em conta a mesma versão Longitude para o Compass porém alternando apenas a motorização 2.0 flex para a 2.0 diesel. 

Vale a pena destacar que, caso você rode uma distância considerável com seu automóvel, o preço do Compass diesel é muito superior, porém seu custo por quilômetro será bem inferior ao uso de gasolina graças ao menor consumo e maior autonomia proporcionada pelo motor 2.0 diesel e, é claro, o preço menor do diesel em relação à gasolina. 

O grande "problema", se podemos dizer assim, do Compass 2.0 flex vai para o consumo de combustível que está longe de ser comedido. O ritmo com que o marcador de combustível vai se aproximar da reserva será semelhante ao do Captiva, sendo que o Compass flex entrega médias de 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada, ambas com gasolina. No caso do Compass diesel, o consumo atinge parciais de 9,8 km/l e 11,4 km/l, respectivamente, porém não é raro atingir médias de mais de 16 km/l na estrada sobretudo graças ao câmbio automático de 9 marchas. Isso sem falar que em algumas situações a presença da tração 4x4, recurso exclusivo do Compass diesel, pode fazer a diferença para trafegar por pisos não pavimentados. 

Resumindo, entre os dois modelos da Jeep, vale muito mais a pena optar pelo Compass, sendo que, se possível, a versão Longitude diesel lhe trará um bom compromisso entre desempenho e consumo. 

Espero ter ajudado! 

 
 
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
Jeep Compass 2018
Jeep Compass 2018
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios