Oi César! Gostaria de saber se vale a pena o novo VW Tiguan de 125 mil? Saliento que prezo pela segurança e o meu ciclo é mais urbano! Talvez deva esperar por outro SUV? Desde já agradeço - pergunta enviada por Luis Larentis

Luis obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Particularmente falando eu acho que vale muito a pena sim optar pelo novo Volkswagen Tiguan Allspace, a segunda geração do SUV de médio porte da marca alemã. 

Já tivemos a oportunidade de avaliar o modelo e ele nos gerou uma imagem muito positiva pelo ótimo projeto em geral. A ergonomia, a dirigibilidade e a posição dos comandos e demais recursos do modelo estão quase sempre em seus locais corretos, bem como o conjunto propulsor do modelo é moderno e eficiente. 

Sobretudo para você que roda mais na cidade, o motor 1.4 com turbo e injeção direta oferece um compromisso muito bom entre desempenho e economia de combustível, sobretudo para um SUV dessa classe. Segundo as medições no padrão oficial brasileiro, o Tiguan Allspace de entrada é capaz de alcançar médias de até 10,1 km/l na cidade e 11,7 km/l na estrada com gasolina. O câmbio de dupla embreagem com 6 marchas e o start-stop também ajudam a controlar o consumo. Outra vantagem do modelo nessa versão é que o propuslor também aceita etanol, algo raro no segmento. 

Em termos de segurança, o Tiguan Allspace 250 TSI traz um bom conjunto. Além de uma plataforma moderna e contemplando o uso de aços nobres, o que colabora para melhorar a integridade estrutural do modelo bem como a dirigibilidade e reduzir o nível de ruído, o SUV traz recursos como os controles de tração e estabilidade, 6 airbags, detector de fadiga e sistema de fixação Isofix para cadeirinhas nos bancos traseiros. 

Além de muito espaço interno, o Tiguan Allspace em sua configuração 5 lugares oferece um excelente porta-malas para 710 litros de bagagem, portanto mostrando-se um ótimo carro familiar. 

O valor de R$ 124.990 que a VW pode por ele é bom competitivo e já engloba, além dos recursos citados, a central multimídia com navegação e 8 alto-falantes, ar-condicionado automático digital com 3 zonas de atuação, sensor de chuva, rodas de liga leve aro 17", sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, dentre outros. Caso você tem família grande ou gostaria de acomodar mais pessoas, existe também a versão intermediária Comfortline, que traz o mesmo conjunto mecânico e acrescenta a 3ª fileira de bancos por R$ 149.990. Além dos assentos extras, o Tiguan Allspace Comfortline acrescenta o revestimento interno de couro, faróis de LED, rodas de liga leve aro 18", bancos dianteiros com aquecimento sendo o do motorista com regulagens elétricas, dentre outros recursos. 

Com certeza, independente da versão que optar, você estará levando um ótimo SUV para a garagem de casa. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios