Ola César parabens pelo excelente apoio que tem dado com suas otimas opnioes.Ja estou com todo meu processo de isençao PCD pronto e preciso escolher o carro. Ja estava decidido pelo C4, fuz teste drive e gostei muito do carro mas agora fui surpreendido com esta atitude desrespeitosa da Citroen em suspender as vendas.Minha duvida agora é qual carro comprar. Fiz uma tabela comparativa com 20 itens de 10 carros (C4, Virtus, Cronos, Creta, Kicks, Captur, Fluenza, 2008, 408, Versa). Aqui vão minhas necessidades:1. Preciso de um carro familiar pois tenho esposa e 2 filhos jovens 2. Preciso de bom porta malas3. Quero escolher um que equilibre bom motor com bom consumo4. Sou apaixonado por tecnologia e quanto mais equipado melhor5. Nao me pre ocupo com a desvalorizacao. Quero andar com o melhor carro possivel (moderno, bonito e potente) que puder comprar dentro do limite pcd6. Prefiro carro sedan mas se a melhor opcao de todos for um SUV estou disposto a experimentar.7. Vi que algumas opcoes tem cambio CVT e tenho medo de nao acostumar, de ser um cambio lerdo e sem pegada. Tenho a impressao que o automatico de 6 marchas é mais firmes.8. Sera que vale a pena esperar uns 2 ou 3 meses pra ver se o C4 voltara a ser vendido?9. Vi que o governo lançará em maio o novo incentivo pra industria automobilistica. Sera que isso podera ajudar em melhores opcoes para o publico pcd? Obrigado - pergunta enviada por Odair Luca 

Odair obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato a suspensão da oferta do Citroën C4 Lounge Live afetou muita gente, uma vez que o modelo ofertava um excelente conjunto em sua versão destinada ao público PCD. 

O C4 Lounge Live contava com uma lista de equipamentos muito interessante levando em consideração o que encontramos no mercado para a compra com isenção, com destaque para a presença do motor 1.6 THP. Até o momento a Citroën não nos fornece uma expectativa de retorno da versão em linha, mas, devido ao sucesso, é bem possível que ela retorne em breve. Vamos torcer para que a marca mantenha a mesma excelente oferta de equipamentos. 

Eu concordo plenamente com a avaliação do nosso leitor e acho que, seja no segmento PCD ou para o público em geral, os sedãs entregam um custo-benefício muito melhor em relação aos SUVs, modelos que atualmente estão na moda e recebem a maior parte da atenção dos consumidores. 

Creio que, se for possível, talvez seja interessante sim esperar o retorno do C4 Lounge Live às lojas. 

Uma excelente alternativa para ele seria o Volkswagen Virtus. 

Com um projeto de concepção moderna e utilizando uma excelente arquitetura, que confere a ele ótimo nível de segurança, o Virtus também beneficia seus passageiros com amplo espaço interno e um bom porta-malas para 521 litros de capacidade. 

O Virtus também é um modelo que hoje requer atenção, uma vez que sua versão Comfortline sai do limite de R$ 70.000 para que você seja beneficiado com a isenção de grande parte dos tributos. A Volkswagen, de qualquer forma, já anunciou que oferecerá uma versão do Virtus destinada ao público PCD, a qual deverá, muito provavelmente, ser equipada com o motor 1.6 16V e o câmbio automático de 6 marchas hoje presente também nas versões 1.0 turbo. Mesmo com essa configuração, ele ainda sim seria uma boa opção. 

De qualquer forma, se você precisar de mais rapidez na escolha do veículo e não tem muito tempo para esperar as decisões de Citroën e Volkswagen, a saída que vale a pena ser considerada é o Fiat Cronos. 

Por R$ 69.990 você leva para casa o sedã em sua versão topo de linha Precision automática. O modelo, assim como o Virtus, conta com um excelente porta-malas, no caso do Fiat com 525 litros, porém a cabine não é tão espaçosa quanto a do Virtus, mas acomoda bem 4 adultos. 

O Cronos Precision usa o motor 1.8 16V que não é tão eficiente como o 1.0 TSI do Virtus Comfortline do ponto de vista do consumo, porém ele oferece bom desempenho ao Cronos. 

De série o Cronos Precision 1.8 automático traz um bom conjunto de equipamentos, com destaque para a central multimídia com tela de 7" e suporte ao Apple CarPlay e Android Auto, controles de tração e estabilidade, start-stop, sensor de estacionamento, rodas de liga leve aro 16", trio elétrico, ar-condicionado, direção elétrica, dentre outros. 

Com isso, acho que já temos um bom panorama de modelos para lhe ajudar em sua escolha. 

Espero ter ajudado! 

 
 
Fiat Cronos 2019
 
Fiat Cronos 2019
Fiat Cronos 2019
Fiat Cronos 2019
 
Fiat Cronos 2019
Fiat Cronos 2019
Fiat Cronos 2019
 
Fiat Cronos 2019
Fiat Cronos 2019
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios