Prezado César boa noite. Gostaria de parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado por você, acompanho o site desde o final de 2016. A minha dúvida é a seguinte: estou na dúvida entre o eÉtios Platinum e o novo Polo Highline. Me parece que os dois carros são muito bons, portanto ainda não consegui me decidir. Gostaria de ouvir sua opinião. normalmente fico em média de 5 a 8 anos com o carro.Obrigado pela atenção e aguardo sua resposta. Abraço - pergunta enviada por Fábio Henrique 

Fábio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato o Toyota Etios é um modelo que reserva um bom número de qualidade, como o conjunto mecânico robusto e eficiente considerando sua proposta, porém o Volkswagen Polo 2018 é um modelo muito mais avançado e interessante sob todos os aspectos. 

O Polo 2018 trouxe um nível mais elevado para a categoria, tanto é que ele é capaz de fazer Etios parecer que está uma geração atrás, tamanha é sua superioridade em relação ao modelo de entrada da Toyota. 

Começando pela parte mecânica, o Polo Highline traz sob o capô o interessante motor 1.0 TSI com 128 cv e 20,4 kgfm de torque, volume de força semelhante ao de muitos motores 2.0 com aspiração natural. Graças a ele e às 6 marchas do câmbio automático, o Polo 2018 entrega bom desempenho e se destaca também pelo baixo consumo. Com 107 cv e 14,7 kgfm de torque e usando uma transmissão automática de apenas 4 velocidades, o Etios Platinum entrega médias de 11,9 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada, ambas com gasolina. O Polo Highline, por sua vez, além de se destacar nos números de potência e torque consegue alcançar parciais de 11,6 km/l e 14,1 km/l com o mesmo combustível. 

Na análise de custo-benefício, o Polo Highline dá uma lavada no Etios Platinum, sobretudo quando colocamos a lista de equipamentos de cada um deles lado a lado. O Polo Highline é tabelado em R$ 69.190, enquanto o Etios Platinum tem preço sugerido de R$ 66.320, portanto uma diferença de R$ 2.870. O valor está longe de ser considerado alto sobretudo se levarmos em conta que o Etios sequer passa perto de oferecer os importantes controles de tração e estabilidade, ofertados de série no Polo Highline em conjunto com o bloqueio eletrônico do diferencial. No Polo você ainda encontra recursos que passam longe do Etios Platinum como o ar-condicionado automático digital, chave presencial, partida por botão, rodas de liga leve aro 16", central multimídia com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, dentre outros. 

Tudo bem que o Etios Platinum sai de fábrica com revestimento interno de couro (opcional de R$ 800 no Polo Highline) e sua central multimídia não deixa de ser bem robusta, oferecendo câmera de ré, navegador integrado e até a sintonia de TV digital, porém nada disso justifica um preço tão próximo ao do VW. Além disso, muito mais do que esses recursos oferecidos pela central multimídia do Toyota, os sistemas de espelhamento de smartphones crescem cada vez na preferência dos consumidores. Vale a pena destacar também que o Polo sai de fábrica com 4 airbags, sendo que o Etios Platinum não vai além das duas bolsas frontais obrigatórias. Se você estiver disposto a adquirir alguns opcionais, é possível conferir à cabine do Polo a sofisticação do painel de instrumentos digital. 

Não que o Polo Highline seja imune a falhas, como apontamos em nosso teste, já que o nível de acabamento interno poderia ser melhor, mas o VW sem dúvida nenhuma é muito superior em termos mecânicos, de comportamento dinâmico e nível de equipamentos. Sem dúvida nenhuma o Polo 2018 desponta no momento como a melhor opção no segmento de hatches compactos. 

Espero ter ajudado! 

 
 
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios