HB20S Platinum Plus, City EXL ou um Virtus Comfortline?
Leitor está em dúvida entre os sedãs compactos na faixa de R$ 125.000 a R$ 130.000 e pediu nossa análise
César Tizo - agosto 25, 2023
Qual escolher entre: Hyundai HB20S Platinum plus x Honda City EXL x Volkswagen Virtus Comfortline? – pergunta enviada por William
William obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Temos aqui três excelentes sedãs compactos que atuam, nas versões selecionadas pelo William, na faixa de R$ 125.000 a R$ 130.000.
O que eles oferecem?
Com preço sugerido de R$ 126.590, o Hyundai HB20S Platinum Plus tem o valor mais acessível do trio, porém isso não é pretexto para o sedã economizar nos itens de série.
Por se tratar da versão topo de linha da gama HB20S, encontramos na configuração Platinum Plus recursos como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, os assistentes de permanência e centralização de faixa, farol alto adaptativo, monitoramento de pontos cegos, 6 airbags, revestimento interno de couro, rodas de liga leve aro 16″ e central multimídia com tela de 8″.
O Honda City EXL (R$ 128.000) também sai de fábrica com revestimento interno de couro, 6 airbags e central multimídia com tela de 8″, além de acrescentar itens como o sistema de som com 8 alto-falantes, ar-condicionado automático digital, assistente para redução de ponto cego (Honda LaneWatch), entre outros.
O Volkswagen Virtus Comfortline (R$ 127.990) é o único a oferecer (considerando as versões reunidas aqui) os faróis com iluminação em LED e sai de fábrica com o piloto automático adaptativo, alerta de colisão com frenagem autônoma, 6 airbags, revestimento interno de couro e rodas de liga leve aro 16″.
Eficiência
O Honda City é o único dos três sedãs a não oferecer motorização turbo, apostando no 1.5 16V com injeção direta para oferecer as melhores médias de consumo deste embate, alcançando 13,1 km/l na cidade e 15,2 km/l na estrada com gasolina.
Os números de potência e torque do Honda ficam em 126 cv e 15,8 kgfm com etanol. O City também é o único a optar por uma transmissão automática do tipo CVT.
Já o Hyundai HB20S e o VW Virtus Comfortline tomam como base propulsores 1.0 turbo com injeção direta.
O Hyundai oferece até 120 cv e 17,5 kgfm de torque seja com gasolina ou etanol, enquanto o Virtus é o mais potente desta análise, oferecendo até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Sobre o consumo, o Hyundai HB20S Platinum Plus registra 12,2 km/l na cidade e 14,3 km/l na estrada com gasolina. As médias para o Virtus Comfortline, também de acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, alcançam 12,2 e 14,4 km/l, respectivamente.
Os representantes de Hyundai e Volkswagen associam seus propulsores 1.0 turbo a transmissões automáticas 6 marchas.
Interior e porta-malas
Em termos de espaço interno, é fato que Virtus e City se sobressaem em relação ao HB20S, em especial quando falamos sobre a área livre para as pernas dos passageiros no banco traseiro.
Pertence ao Virtus o maior porta-malas do trio reunido aqui, com 521 litros de capacidade, quase um empate técnico em relação aos 519 litros do City.
O HB20S, por sua vez, transporta 475 litros em seu compartimento de bagagens.
Qual escolher?
Pesando todos os critérios apresentados até aqui, podemos apontar o Hyundai HB20S Platinum Plus como a escolha mais completa, com o VW ficando em segundo lugar.
Virtus e City contemplam em seus projetos cabines espaçosas, entretanto devem muito em relação ao conteúdo de segurança e assistência à condução quando comparados com o HB20S topo de linha.
O Hyundai, além do preço convidativo, é muito mais sofisticado em sua lista de itens de série em relação aos outros dois concorrentes. O HB20S Platinum Plus deve apenas os faróis em LED para ganhar ainda mais pontos.
Apesar da mecânica eficiente, o City deixa a desejar no quesito tecnologia, uma vez que não oferece nenhum assistente de condução no catálogo EXL considerado aqui.
Em sua estratégia de composição de gama, a marca japonesa optou por oferecer o pacote de tecnologia Honda Sensing apenas para o City Touring.
O Virtus Comfortline ao menos sai de fábrica com o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência e o piloto automático adaptativo, além de oferecer acelerações e retomadas mais rápidas, assim como o HB20S Platinum Plus, por conta da sobrealimentação (o que cobra a conta com o maior consumo no caso dos dois sedãs).
Portanto, ao entregar nível de eficiência em linha com os concorrentes, melhor custo/benefício e ainda alguns diferenciais de pós-vendas como os 5 anos de garantia, o Hyundai HB20S Platinum Plus consegue se destacar nesta avaliação.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok