Boa tarde Minha prima está querendo muito comprar um carro blindado e está em dúvida entre um JEEP RENEGADE LONGITUDE 2018/2018 (diesel) e um COMPASS FLEX (2017/2018). Por ser um modelo um pouco mais antigo, o Compass está com preço um pouco mais acessível que o novíssimo Renegade... Qual dos dois seria mais vantajoso? Um carro blindado precisa ser, obrigatoriamente, a diesel ou se for flex continua tendo um bom desempenho? Minha prima "roda" muito com o carro... fator que precisa ser considerado... Obrigada,Att - pergunta enviada por Ana Cardozo

Ana obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão é muito interessante e nos permite levantar uma série de questões envolvendo a compra ou escolha de um carro blindado. 

Antes de tudo, considerando o tipo de uso que sua prima fará do carro e a questão dela rodar bastante com o veículo, torna-se muito mais vantajoso ela optar pelo Jeep Renegade diesel. 

Em um carro blindado, notamos um aumento no peso do veículo que gira em torno de 200 kg, o que signfica praticamente rodar com mais de dois adultos dentro do veículos apenas devido aos reforços balísticos. Com isso, alguns componentes vitais em um carro, como os freios e a suspensão, vão pedir sempre uma atenção maior já que trabalham com cargas maiores a todo momento. 

A questão fundamental em que os propulsores a diesel se destacam, em especial no caso de carros blindados, é que dado o peso extra da blindagem, para você não sacrificar tanto o desempenho do carro o maior torque dos motores com esse combustível vai lhe permitir um rodar muito mais desenvolto do que se você estiver em um carro flex ou a gasolina, em especial de aspiração natural como é o caso do Compass. 

Tomando como exemplo os dois modelos da Jeep, o 2.0 flex presente no Compass entrega 20,5 kgfm de torque a 4.000 rpm com etanol. O 2.0 Multijet turbodiesel presente no Renegade, por sua vez, oferece 35,6 kgfm de torque desde 1.750 rpm. Esse intervalo de rotação bem menor que o motor diesel precisa para alcançar seu pico de torque também é outro diferencial a seu favor, o que garantirá respostas bem mais vivas ao volante em relação ao motor flex. 

De acordo com os números oficiais, um Renegade diesel entrega médias de 9,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada, enquanto um Compass 2.0 flex, por sua vez, ficará em 6,1 km/l na cidade e 7,5 km/l na estrada com etanol, isso se você decidir optar pelo combustível derivado da cana-de-açúcar para se beneficiar do maior torque. Com gasolina, apenas para constar, as médias do Compass 2.0 flex ficam em 8,8 km/l na cidade e 10,8 km/l na estrada. A grande questão, contudo, é que se colocarmos na ponta do lápis a autonomia que o motor a diesel lhe entrega em relação ao preço do combustível (geralmente menor que a gasolina), o custo por quilômetro rodado de um carro a diesel quase sempre valerá mais a pena. A conta fará ainda mais diferença para aquelas pessoas que rodam por distâncias maiores. 

Por fim, Ana, o Renegade diesel ainda conta com duas vantagens adicionais: a transmissão automática de 9 marchas, que ajuda a reduzir ainda mais o consumo em trechos rodoviários (o Compass flex oferece transmissão automática de 6 marchas); e a presença da tração 4x4 como item de série nas configurações do Renegade diesel. Mesmo que você trafegue sempre por vias pavimentadas, o recurso será importante em situações onde você queria escapar de alguma problema ou atitude suspeita pelo caminho. 

Vale a pena ainda ficar atenta (o) em recomendações importantes fornecidas pela Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem) envolvendo a compra de carros blindados, são elas: 

- A revendedora do veículo terá de ser certificada pelo Exército: Certificado de Registro- CR.

- O veículo blindado só poderá ser vendido à pessoa (física ou jurídica) que comprovar idoneidade ao vendedor.

- A revendedora (como a blindadora) deverá solicitar autorização à Região Militar para vender aquele veículo específico. Essa autorização será feita no próprio documento. A documentação citada no item anterior deverá acompanhar esse requerimento.

- Após autorizar a venda do veículo, a Região Militar emitirá documento para fins de registro no órgão de trânsito estadual, com os dados do respectivo veículo (os mesmos que constam do CRLV) informando tratar-se de veículo blindado com autorização do Exército Brasileiro. A declaração será entregue ao proprietário do veículo ou seu representante legal.

- O veículo só poderá ser entregue ao novo proprietário após ter sido registrado no órgão estadual de trânsito.

- Transferência de propriedade: a pessoa interessada para quem o veículo blindado será transferido deverá ter autorização prévia da Secretaria de Segurança do Estado onde resida. O veículo deverá ter sido registrado anteriormente.

Roubo ou perda total 

- Em caso de furto ou roubo de veículo blindado: a ocorrência precisará ser comunicada à autoridade policial, um Boletim de Ocorrência deverá ser registrado – e encaminhado à Secretaria de Segurança Pública.

- Perda total do veículo blindado provocada por acidente: será preciso dar baixa do veículo junto ao órgão de trânsito do Estado, e dar conhecimento do ocorrido ao órgão competente da Secretaria de Segurança Pública.

Espero ter ajudado! 

 
 
Jeep Renegade 2018
 
Jeep Renegade 2018
Jeep Renegade 2018
Jeep Renegade 2018
 
Jeep Renegade 2018
Jeep Renegade 2018
Jeep Renegade 2018
 
Jeep Renegade 2018
Jeep Renegade 2018
Jeep Renegade 2018
 
Jeep Renegade 2018
Jeep Renegade 2018
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios