Boa tarde! Preciso de um carro novo para minha esposa, que fez apenas 3 requisitos: tem que ser pequeno, transmissão automática/automatizada e... vermelho! Ou seja, dentro desses critérios, posso me divertir com as opções do mercado. Já estava quase decidido pelo Chevrolet Onix LTZ, mas depois dos recentes resultados dos testes de segurança, fiquei um tanto desanimado e, até de certa forma preocupado. Apesar de reconhecer as qualidades, tenho uma certa aversão ao Ethios e, considero o projeto do HB20 já um tanto desatualizado. Dessa forma, agora tenho em minha lista o Mobi GSR, up!, além do March. Você vê algum deles como uma boa alternativa? Ainda insistiria no Onix? Abraço!!! - pergunta enviada por Jorge Luiz 

Jorge obrigado por enviar sua dúvida e participar do Guru dos Carros

De fato a recente desaprovação do Chevrolet Onix em termos de segurança nos fez acender o sinal de alerta para o modelo, que passa a ter sua recomendação de compra severamente abalada após os ensaios do Latin NCAP como mostramos no AUTOO

Dentre os três modelos que você cita na pergunta, é interessante destacarmos que o Volkswagen up! é o que entrega a carroceria mais segura em caso de acidente, conquistando 5 estrelas na proteção para adultos e 4 estrelas na proteção para crianças. O Nissan March, avaliado pelo Latin NCAP em dezembro de 2016, oferece 3 estrelas na proteção para adultos e 1 estrela na proteção para crianças. O Fiat Mobi ainda não passou pelo crivo do órgão que fiscaliza a segurança dos carros vendidos em nossa região.

Levando em consideração, Jorge, que sua esposa quer somente os hatches em suas versões automáticas/automatizadas, eu já colocaria o Volkswagen up! de lado justamente pelo desempenho do câmbio I-Motion. Apesar da qualidade estrutural elogiável do modelo de entrada da VW, o câmbio robotizado com acionamento elétrico é lento demais nas trocas. Os "soluços" a cada troca de marcha quando opera em modo Drive parecem potencializados no VW, o que compromete sensivelmente o conforto durante os deslocamentos nos trechos urbanos. 

O Fiat Mobi, por sua vez, também conta com um caixa automatizada em sua versão Drive GSR, porém a caixa conta com acionamento eletro-hidráulico, que permite trocas mais rápidas e suaves em relação ao câmbio ASG da VW. Mesmo sendo uma das melhores caixas automatizadas do mercado atualmente, o câmbio GSR não consegue se equiparar a um automático (convencional com conversor de torque, dupla embreagem ou CVT) em termos de suavidade nas trocas. Mesmo com um excelente trabalho de calibração feito pela Fiat, o Mobi automatizado só é indicado se você não se incomoda com os "soluços" a cada troca de marcha com o câmbio operando em D.

Por tudo isso, Jorge, se você tem condições de arcar com os R$ 56.990 cobrados na versão SV CVT, a mais acessível do March com a transmissão CVT, vale a pena o investimento apesar do custo bem superior ao de Mobi GSR e up! I-Motion. Além de oferecer mais espaço interno em relação ao Fiat Mobi, o câmbio CVT é uma das melhores caixas automáticas em termos de eficiência, colaborando para a redução do consumo e otimizando o desempenho. Por falar nisso, o motor 1.6 16V presente no modelo vai garantir respostas bem mais interessantes do que o Mobi e o up!, ambos 1.0. Em termos de equipamentos, o March SV CVT traz o que se espera em termos de conforto, com destaque para o ar-condicionado, direção com assistência elétrica, rádio com Bluetooth e comandos no volante, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15", dentre outros. Ah, e o Nissan March conta com a cor Vermelho Alert (foto logo acima do texto) em sua paleta de tonalidades. 

Logo, creio que ao optar pelo Nissan March CVT você fará uma escolha mais interessante

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios