Economia melhorando, o setor industrial registrando números positivos em grande parte amparado pela recuperação das fabricantes de veículos... esse clima de otimismo que permeia o país está sendo transmitido para as montadoras e é hora de nos prepararmos para uma boa safra de lançamentos a partir de 2018.

Como aqui no Guru dos Carros recebemos cada vez mais perguntas do público de pessoas com deficiência (PCD) que irão realizar a compra com isenção, decidimos separar aqui algumas novidades que chegarão às lojas no próximo ano e vale a pena você aguardar alguns meses para levá-los em consideração na hora de fechar negócio. Vamos a eles:

Toyota Yaris

Com o fim da oferta do Toyota Corolla em sua versão GLi tecido, a Toyota pavimentou o caminho para a oferta do Yaris no Brasil, que deverá chegar por aqui com as opções de carroceria hatch e sedã.

O modelo, pelo menos na configuração dois volumes, está com o lançamento confirmado para o segundo semestre de 2018 e terá porte, proposta e faixa de preço parecidos com as de Volkswagen Polo e Fiat Argo.

É bem possível que a Toyota aplique no Yaris produzido aqui o mesmo motor 1.5 16V já presente no Etios, o qual se destaca pela boa eficiência e recursos como o comando de válvulas variável. Configurações de topo de gama com o propulsor 1.8 16V do Corolla também não estão descartadas, sendo que ambos deverão contar com o câmbio automático CVT como opção para quem deseja esse tipo de transmissão. Com um conjunto que promete entregar bom espaço interno, capacidade de carga no porta-malas e mecânica eficiente, o Yaris é um modelo que vale a pena esperar.

Volkswagen Virtus

Se você tem pressa e já está com a documentação para a compra PCD quase pronta, saiba que o Volkswagen Virtus chegará logo às lojas. Entre o fim de janeiro e o começo de fevereiro o sedã já poderá ser adquirido.

Pelo contato inicial que tivemos com o modelo ainda estático, o Virtus agradou pelo design muito equilibrado e o porte de sedã médio, com dimensões similares às do Volkswagen Jetta atual.

O aumento de 8,5 cm no entre-eixos em relação ao Polo, melhorou muito o espaço interno para os passageiros no banco traseiro e o porta-malas com 521 litros de capacidade será um dos maiores do segmento.

Também pesa a favor do Virtus, por isso ele é um modelo que vale a pena a espera, o ótimo motor 1.0 TSI oferecido em suas versões mais caras. Com turbo e injeção direta, ele oferece excelente desempenho com baixo consumo. Sua estrutura moderna também confere alto nível de segurança ao sedã, como visto no Polo.

Volkswagen T-Cross

O T-Cross será o terceiro modelo da nova gama de compactos da Volkswagen e marca a entrada da fabricante alemã no concorrido segmento de SUVs compactos como Honda HR-V, Hyundai Creta, dentre outros. É bem possível que os preços do T-Cross fiquem acima da faixa de R$ 70.000, mas sabendo da demanda dos consumidores PCD por modelos dessa categoria, não nos custa esperar que a Volkswagen prepare uma versão especial do modelo destinada para a compra com isenção.

O T-Cross dividirá a mesma plataforma modular MQB aplicada no Polo e no Virtus, bem como o leque de motores e câmbio deverá ser praticamente o mesmo.

Pela avaliação de colegas da mídia especializada europeia que já tiveram contato com o modelo ainda como um protótipo, o T-Cross chamou a atenção pela excelente dirigibilidade e o bom espaço interno.

Como chegará bem depois em uma das categorias mais competitivas do mercado, seguramente a Volkswagen precisará entregar um produto com um vasto leque de qualidades e diferenciais para se projetar no segmento. O lançamento está previsto para o segundo semestre de 2018. 

Renault Duster 2019

Como já noticiamos no AUTOO, o Renault Duster recebeu uma profunda atualização na Europa. Apesar de manter a plataforma, o SUV compacto foi completamente revisto, do design até o acabamento e a ergonomia, o que sem dúvida nenhuma vai conferir bem mais competitividade ao modelo.

Em especial para o público PCD, o Duster é uma opção hoje em dia com um custo-benefício dos mais competitivos do segmento, com valor tabelado na casa de R$ 45.000 após os descontos tributários.

A previsão é que até o fim de 2018 o Duster renovado chegue à linha de montagem brasileira e, se a Renault mantiver o preço competitivo do modelo sem dúvida nenhuma é um produto que vale a pena a espera.

Em sua atual configuração para PCD, o Duster conta com o bom motor 1.6 SCe trabalhando em conjunto com o câmbio automático CVT. Se acrescentarmos a isso os ganhos em conforto, acabamento e nível de equipamentos, o Duster ficará uma alternativa bem interessante.

Fiat Cronos

O Fiat Cronos, bem como o Volkswagen Virtus, serão os sedãs compactos (se é que ainda podemos classificar assim) mais modernos do segmento.

Assim como ocorre hoje se colocarmos lado a lado o VW Polo e o Fiat Argo, o diferencial do Cronos sobre o Virtus residirá sobretudo no acabamento interno mais trabalhado e no visual com maior apelo para o design italiano.

O Cronos vai compartilhar a motorização 1.3 e 1.8 presentes no Argo, sendo que resta saber se o propulsor de entrada dará conta do recado em um modelo bem maior e que pode acomodar mais peso como é o caso do Cronos. De qualquer forma, o futuro sedã da Fiat é uma opção que deve figurar na lista de compras e a vantagem é que, assim como o Virtus, ele chegará às concessionárias em breve.

Volvo XC40

Existem muitos clientes PCD que buscam um modelo com nível superior de acabamento, tecnologia, requinte e modernidade em termos de propulsão.

Se esse é o seu caso, é interessante aguardar a estreia do Volvo XC40 no Brasil. Vale lembrar que a marca sueca oferece um programa especial para o público PCD adqurir seus modelos com o abatimento do IPI.

O Volvo XC40 será um rival para o Audi Q3 (este fabricado no Brasil e também apto a compra com isenção) e o BMW X1, dentre outros, porém é um modelo que está uma geração a frente dos concorrentes.

O XC40 trará equipamentos até o momento exclusivos na categoria, como o controle de velocidade adaptativo que também é capaz de manter o carro na faixa de rodagem (Pilot Assist).

A previsão é que o Volvo XC40 chegue à rede de concessionárias da marca entre março e abril de 2018 com motor 2.0 turbo, tração integral e câmbio automático com 8 marchas. Os preços “cheios” já foram anunciados e vão variar de R$ 169.950 a R$ 209.950 portanto sem os descontos tributários.

 
 
Volvo XC40 2018
 
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
 
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
 
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
 
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
 
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
 
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
 
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
Toyota Yaris 2018
 
Toyota Yaris 2018
Toyota Yaris 2018
Toyota Yaris 2018
 
Toyota Yaris 2018
Toyota Yaris 2018
Toyota Yaris 2018
 
Toyota Yaris 2018
Toyota Yaris 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
 
Renault Duster 2018
Renault Duster 2018
Volkswagen Virtus 2018
 
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
 
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
 
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
 
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
 
Volkswagen Virtus 2018
Volkswagen Virtus 2018
Volvo XC40 2018
 
Volvo XC40 2018
Volvo XC40 2018
Fiat Cronos 2018
 
Fiat Cronos 2018
Fiat Cronos 2018
Fiat Cronos 2018
 
Fiat Cronos 2018
Fiat Cronos 2018
Fiat Cronos 2018
 
Fiat Cronos 2018
Fiat Cronos 2018
Fiat Cronos 2018
 
Fiat Cronos 2018
Fiat Cronos 2018
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios