Prezado Guru, Tenho lido algumas análises suas sobre as dúvidas de muitas pessoas na hora de comprar um carro,o que tem sido muito útil para mim. Eu peço sua opinião para o seguinte: Vou comprar um Sedã Compacto. Venho pesquisando há mais de dois meses, e agora cansei porque continuo com dúvidas entre o Etios Sedã 1.5 XS manual, o Ka Sedã SEL 1.5, manual, o Prisma LTZ 1.4, manual ou o Sandero Expression 1.6, também manual. Por favor, você poderia me ajudar a tomar uma decisão? Agradeço antecipademente sua colaboração. Um abraço - pergunta enviada por Sebastião Martins 

Sebastião obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Entre os quatro modelos que você reúne na pergunta, é inegável que o Ford Ka+ em sua versão SEL sai na frente por uma questão muito importante: ele é o único a ofertar, de série nesta versão, os importantes controles de tração e estabilidade. A dupla de segurança pode ser decisiva para preservar sua vida e de todos os ocupantes a bordo do carro na eventualidade de um acidente, logo só por esse fato o Ford Ka+ SEL desponta como a opção mais interessante entre os quatro produtos. É necessário valorizar a iniciativa da Ford ao disponibilizar os controles de tração e estabilidade desde seus modelos de entrada.

De qualquer maneira, o Ford Ka+ SEL está sintonizado com as gerações mais recentes do que encontramos no segmento dos sedãs compactos de entrada. O espaço interno do modelo é adequado para cinco passageiros, bem como o porta-malas de 445 litros pode não ser o maior do segmento, mas não deixa de acomodar com competência as bagagens de toda a família.

Dinamicamente o Ka+ SEL 1.5 é agradável de ser conduzido graças a sua direção leve e a suspensão bem calibrada, oferecendo bom conforto aos ocupantes. O motor 1.5 também confere desempenho adequado à porposta do Ka+ e, mesmo carregado, ele não sofre nas acelerações e retomadas.

Em segundo lugar, logo após o Ford Ka+ SEL 1.5 eu colocaria na lista de opções o Toyota Etios Sedã. O três volumes da marca japonesa oferece espaço interno ainda mais amplo que o do Ford com a vantagem do porta-malas superando os 560 litros de capacidade. A boa qualidade construtiva do Etios Sedã também pesa a favor do modelo, bem como a elevada eficiência de seu conjunto mecânico em especial com câmbio manual de 6 marchas. Segundo os dados do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, ele é capaz de alcançar parciais de até 12,5 km/l na cidade e 15 km/l na estrada, ambas com gasolina. O Ford Ka+ SEL 1.5, por sua vez, consegue entregar médias de 11,7 e 13,8 km/l, respectivamente.

Logo, creio que ao optar pelos modelos nessa ordem você fará uma boa escolha. 

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios