Olá César, bom dia, possuo isenção como PCD, e estou em dúvida com os seguintes automóveis: Nissan Kicks S (a favor seu baixo consumo, ponto negativo plataforma V, de March e Versa), Peugeot 2008 modelo 2018 (A favor ser completo e devera ter cambio de 6 marchas, ponto negativo o preconceito do mercado contra carros franceses), Renegade (a favor acabamento e plataforma própria; ponto negativo muito pouco equipado e motor que ao que parece continua a ser o motor de 2016), Creta (a favor bem equipado, ponto negativo projeto feito para a India com plataforma do Elantra; o que não sei se é do Elantra atual ou do modelo antigo do mesmo) Captur (a favor Design; ponto negativo plataforma B0 do Logan? Também tem o Ford Ecosport versão PCD (que ainda não sabemos se havera tal versão) a favor talvez o novo motor 1.5 Dragon e talvez em uma possivel melhoria no acabamento; ponto negativo plataforma do Fiesta e possivelmente os problemas de todos os outros ecosports várias falhas de acabamento. Enfim César, estou com esta s dúvidas, pois infelizmente necessito realmente de um carro com suspensão mais alta, pois infelizmente onde trafego (como na maioria do país) as vias são muitissimo ruins e mal preservadas. Desde já agradeço pela atenção e ajuda - pergunta enviada por Marcio Kamoto 

Marcio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato não podemos ignorar o sucesso dos SUVs compactos em nosso mercado, modelo que vieram para fica e estão longe de ser uma moda passageira. O bom aproveitamento do espaço interno que eles permitem, a posição de dirigir elevada e a facilidade de trafegar sobre ruas esburacas sem dúvida nenhuma são atributos que ajudam bastante. 

As análises de cada um dos modelos que você realizou, Marcio, são extremamente precisas e destacam com precisão cirúrgica os pontos positivos e negativos de cada um deles. 

De uma forma bem objetiva, aponto como as melhores opções de compra dentre os modelos aptos a receber a isenção total de impostos, o Nissan Kicks S PCD bem como o Hyundai Creta em sua versão Attitude 1.6 automática. 

Os dois modelos se destacam, em primeiro lugar, por combinarem um ótimo pacote de segurança (com os controles de tração e estabilidade de série), além de conjuntos mecânicos modernos, bem como um interior espaçoso e com bom área para bagagens em seus respectivos porta-malas. 

Deixaria de lado o Peugeot 2008 justamente pela elevada desvalorização que vai sofrer mais para frente, bem como a baixa liquidez. O Jeep Renegade, por sua vez, poderia oferecer melhor espaço interno, em especial para os ocupantes no banco traseiro, bem como um porta-malas maior do que seus 273 litros permitem acomodar. O Renault Captur peca pelo conjunto mecânico já defasado, em especial pelo câmbio automático com apenas 4 marchas e o consumo elevado. Por fim, o problema do EcoSport está longe de ser o novo motor 1.5 com 3 cilindros, que dá uma aula quando o assunto é eficiência, porém ainda não sabemos se ele vai figurar na configuração SE Direct. Além disso, a grande restrição do modelo vai para seu câmbio de dupla embreagem com 6 marchas, que conta com um grande histórico de falhas. 

Voltando ao Creta e ao Kicks, o SUV da Hyundai tem a vantagem de oferecer 5 anos de garantia e é melhor equipado que o Kicks S PCD ao sair de fábrica com rodas de liga leve e controlador de velocidade, dois itens ausentes no Kicks S PCD pelo mesmo valor já considerando os descontos tributários.

A favor do SUV compacto da Nissan está o conjunto mecânico bem mais eficiente e capaz de oferecer um consumo bem menor. Logo, seria importante colocar no papel o que é mais vantajoso para você, Marcio: o maior nível de equipamentos do Creta ou gastar menos com combustível optando pelo Kicks? 

Em termos de altura livre em relação ao solo, o Kicks entrega um vão de 20 cm, enquanto o Creta fica em 19 cm. Como você procura o carro mais alto possível nesse ponto, creio que talvez seja melhor optar pelo Nissan Kicks. 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios