Oi, guru! Precisamos da sua ajuda em um desafio!Faremos (3 pessoas) uma viagem de cerca de 45 dias pelo Brasil. Indo até o Pará e voltando pela costa. Depois dela utilizarei o carro para o dia a dia.Para isso, acredito que precisamos de um carro com a suspensão um pouco elevada, consumo baixo/moderado de combustível e pelo menos 1.4/1.6. Entretanto, o problema vem com relação ao orçamento. Tenho entre 25 mil e 30 mil para achar esse companheiro. O que você sugere?Tenho visto, Sandero Stepway 2010-2012, Crossfox 2009-2011 ou pensei até em uma EcoSport mais antiga. Se o valor do veículo ficar em 25mil, poderia usar os outros 5mil em troca de peças e manutenções deixando o mais "zerado" possível! Fazer a viagem com um Nissan Versa 201 4 também é uma opção, mas já vi ele sofrendo consideravelmente por ser baixo em viagens mais curtas que fiz, apesar de ser muito econômico e espaçoso que são vantagens. Ajuda a gente, guru! Obrigada - pergunta enviada por Amanda Santos 

Amanda obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Parabéns pela iniciativa da verdadeira expedição que vocês irão organizar pelo Brasil, certamente será uma viagem muito interessante! 

Considerando o cenário que você me apresentou, Amanda, recomendo a você optar pelo Volkswagen CrossFox

Com o orçamento de R$ 30.000 você encontrar unidades do CrossFox modelo 2011, mas o importante é você verificar as condições gerais do modelo. Será fundamental durante os deslocamentos de vocês que nenhum problema mecânico afete a viagem de vocês, logo pesquise por uma unidade do hatch que de preferência tenha seguido o plano de manutenção à risca. Procurar por unidades "único dono" ou com todas as revisões feitas nas concessionárias poderá ser uma boa referência do estado geral do carro. Verifique no manual de garantia e manutenção se as revisões foram cumpridas ou, caso o dono atual tenha optado por revisões em oficinas particulares, verifique as últimas notas fiscais e os serviços que foram realizados. 

Como todo cuidado é sempre bem-vindo, se você encontrar uma unidade da qual gostou, Amanda, vale a pena levá-la para um mecânico de sua confiança realizar uma inspeção final. 

Note que o CrossFox em questão não precisa necessariamente ser modelo 2011, pode ser um 2010 ou 2009, sendo que o que deverá prevalecer na escolha são as condições do modelo em si. Você pode achar alguma unidade mais rodada que outra, porém se esta foi mantida com todos os cuidados necessários ela ganha alguns pontos de vantagem. 

O Nissan Versa 2014 que você comenta poderia ser uma boa opção, em especial pelo amplo espaço interno, porém, Amanda, como você não sabe as condições das vias que irá encontrar e algumas vezes poderá ter que se deslocar por pisos castigados, a maior altura em relação ao solo do CrossFox em relação ao Nissan Versa pode fazer a diferença em algumas situações. Estamos falando de uma vantagem que gira em torno de 5 cm para o VW, o que pode parecer pouco, mas pode ajudar a encarar com mais facilidade alguns obstáculos que você encontrar. 

Por fim, pesa a favor do CrossFox a mecânica robusta, sobretudo em relação ao Ford EcoSport mais antigo, e o fato dele contar com pneus de uso misto, o que é importante e lhe trará mais segurança se você precisar trafegar por pisos não asfaltados. O CrossFox também é um modelo com uma dirigibilidade e ergonomia melhores em relação ao Renault Sandero Stepway, dois itens muito importantes sobretudo para você e seus amigos que passarão cerca de 45 dias viajando. 

Depois da viagem, seguramente com o CrossFox você terá um carro muito bom e adequado para seu dia a dia. O modelo entrega desempenho coerente com sua proposta, bom para o uso urbano e rodoviário, e não exagera no consumo de combustível. 

Por tudo isso, Amanda, creio que ao optar pelo Vokswagen CrossFox você fará uma escolha mais interessante para as necessidades que você terá no momento. 

Espero ter ajudado e depois compartilhe as fotos e informações de sua viagem conosco! Ficaremos felizes em saber como tudo transcorreu! Grande abraço!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios