Hoje tenho um VW Jetta 2.0 tiptronic 2011/12 Highline. Na minha próxima troca estou na dúvida se compro SUV ou um Toro 2017 diesel.Preciso de um carro alto e com dirigibilidade de carro de passeio.Qual a sua sugestão neste compra, necessidade de um carro alto porque todo muito, em média mês de 5.000 km - pergunta enviada por Paulo Amaral 

Paulo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Sendo bem honesto com você, hoje em dia poucos SUVs e quem dirá picapes irão se equivaler ao VW Jetta com seu competente motor 2.0 turbo no quesito comportamento dinâmico e desempenho. A não ser, é claro, que você parta para mundo dos modelos de luxo no caso modelos como o BMW X1, Audi Q3 e por aí vai...

Contudo, Paulo, se você roda muito creio que talvez seja interessante colocar em sua lista de compras alguns modelos a diesel que o mercado oferece. Além da maior autonomia e menor consumo, o preço menor do diesel em relação à gasolina torna o seu custo por quilômetro rodado bem menor.

Para que você não perca tanto em atributos de comportamento dinâmico, talvez o Jeep Compass nas suas configurações diesel, que custam entre R$ 148.990 (Longitude) e R$ 168.990 (Trailhawk), possa despontar como uma boa pedida.

O modelo produzido no Brasil conta com câmbio automático de 9 marchas trabalhando em conjunto com o motor 2.0 turbodiesel, bem como a presença do sistema de tração 4x4 lhe dará mais tranquilidade nos momentos em que trafegar por vias não pavimentadas.

Compass e Toro compartilham muitos elementos em seus projetos, como o próprio conjunto motor e câmbio, porém, como o Jeep tem uma carroceria menor, ele é um carro com uma dirigibilidade ligeiramente melhor e menos impactante sobretudo para você que vai migrar de um Jetta Highline.

Uma observação importante, Paulo, é que um motor a diesel oferece um estilo de condução completamente diferente em relação ao do seu Jetta 2.0 turbo. Ao priorizar o torque (força) em baixas rotações, os motores a diesel não são tão "elásticos" como o 2.0 turbo a gasolina de seu Jetta. É bom você ter isso em mente e fazer um bom test-drive antes de concretizar a compra do modelo para ver se consegue se adaptar a isso. 

De qualquer maneira, creio que ao escolher o Jeep você fará uma boa escolha.

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios