Prezado Guru, gostaria de tirar uma dúvida: qual a melhor opção: comprar uma Toyota SW4 a diesel 2010 ou uma Toyota RAV4 flex 2015? Pergunto, porque já possuí duas sw4 uma 2011 e outra 2008 modelo 2009, mas gostaria de saber se vale apena trocar por um suv menor, flex, que é o caso da rav4 e gostaria também de saber sobre o consumo dela. Desde já, muito Obrigado - pergunta enviada por Celso Pereira 

Celso obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Vale a pena destacarmos que o Toyota RAV4 não contou com motorização flex no Brasil, aceitando somente gasolina mesmo na atualização mais recente, que inaugurou a linha 2017 do SUV médio em nosso país. 

Na linha 2015, como você está pesquisando o RAV4, os motores 2.0 ou 2.5 aceitam apenas gasolina. O consumo médio gira em torno de 9,5 km/l na cidade e 11 km/l na estrada considerando o propulsor 2.0 16V. No caso do RAV4 2.5 com tração integral, o consumo sobe para 8,5 km/l em ciclo urbano e 10,5 km/l na estrada. 

Particularmente falando, Celso, creio que não vale a pena você abrir mão do diesel, sobretudo se na cidade onde você mora o combustível tem um custo mais elevado. 

Apesar de menor em relação ao SW4, o Toyota RAV4 ainda é um SUV de porte médio, portanto com um peso considerável e um consumo que não deixa de ser considerável. Logo, como a gasolina geralmente é mais cara do que o diesel, seu custo por quilômetro se tornará maior caso você migre para um modelo como o RAV4. 

Creio que se a ideia é partir para um modelo flex, aí seria mais interessante optar por um SUV compacto, como o Nissan Kicks, por exemplo, que é notadamente um modelo bem econômico. 

Logo, Celso, se o SW4 2010 a diesel que você pesquisou está em bom estado e com as revisões e a documentação em dia, vale a pena se manter no modelo. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios