0 km ou usado: HB20S, Onix Plus ou partir para um Corolla 2018?

Leitor está em dúvida entre os dois sedãs compactos novos ou o médio seminovo e pediu nossa ajuda
Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e Toyota Corolla

Hyundai HB20S, Chevrolet Onix Plus e Toyota Corolla | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Boa tarde Guru parabéns pelo trabalho! Estou na dúvida entre Chevrolet Onix Plus ou Hyundai HB20S ambos 0 Km ou Toyota Corolla 2018? - pergunta enviada por Wesley 

Wesley obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Excelente a dúvida trazida por você, em especial por nos permitir comparar um modelo que é referência quando falamos em sedã, no caso o Toyota Corolla, com duas excelentes opções de três volumes compactos 0 km.

Para chegarmos a uma resposta sobre qual dos três modelos escolher, é necessário ponderarmos diversos aspectos. 

Você não cita qual versão do Corolla está considerando adquirir, portanto vou tomar como referência o catálogo XEi, o mais procurado dentro do portfólio do sedã. 

Hoje em dia, considerando unidades modelo 2018, os preços do Corolla na configuração citada gravitam em torno de R$ 105 mil. 

O sedã médio conta com um bom pacote de itens de série, com destaque para os controles de tração e estabilidade, 7 airbags, além de ar-condicionado automático digital, central multimídia e chave presencial. 

Claro que, a favor do Corolla, reside o bom espaço interno, a cabine ampla e confortável, além do rodar estável, silencioso e confortável. Fora isso, a robustez e excelente liquidez do sedã no mercado de usados devem ser sempre lembrados. 

Entre seus pontos negativos, o Toyota fica devendo uma central multimídia mais sofisticada, por exemplo, além de não oferecer nenhum item de tecnologia embarcada para aprimorar a segurança. 

Nesse quesito é que o Chevrolet Onix Plus e o Hyundai HB20S começam a se sobressair em relação ao Corolla 2018. 

Na faixa de preço do Toyota, hoje você consegue adquirir tanto o Chevrolet quanto o Hyundai em suas versões topo de linha. 

Estamos falando, portanto, do HB20S Platinum Plus, que oferece os alertas de colisão com frenagem autônoma de emergência e de saída involuntária da faixa de rodagem, bem como o Onix Plus Premier 2, que sai de fábrica com monitoramento de pontos cegos e assistente de estacionamento. 

O Onix Plus e o HB20S podem não entregar o mesmo nível de espaço interno do Corolla, porém estão longe de ficar devendo em conforto, além de oferecerem porta-malas equivalentes ao do sedã médio. 

É sempre bom enfatizar que os modernos assistentes de condução, como é o caso do alerta de colisão com frenagem autônoma presente no Hyundai, podem evitar colisões e até acidentes graves, logo devem ser priorizados em qualquer automóvel. Por conta disso, creio que o resultado tende a ser mais favorável a optar por algum dos modelos 0 km considerados aqui. 

Mesmo sendo um automóvel com destacada reputação de confiabilidade, é fato que o Corolla 2018 já deverá pedir por manutenções preventivas mais onerosas, portanto é bom ter em mente essa questão. Tanto o HB20S bem como o Chevrolet não vão lhe trazer muitos custos por um bom tempo (fora as revisões obrigatórias), sendo que o Hyundai ainda tem a vantagem adicional dos 5 anos de garantia. 

Entre os dois sedãs compactos, considerando que você estava de olho em um Corolla, creio que o HB20S é o que mais se aproxima do sedã japonês em termos de suavidade ao rodar, comportamento ao volante, entre outros pontos, portanto deverá ser o que mais poderá lhe agradar. Mas é claro que tudo depende da sua avaliação após um test-drive nos dois produtos. 

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru