Agora é um bom momento para comprar carro usado ou devo aguardar?

Leitor deseja adquirir um Honda Civic 2009, porém considera o preço atual elevado
Honda Civic 2010

Honda Civic 2010 | Imagem: Divulgação

Bom dia! Estou interessado no Honda Civic lxs, 2009, automático,mais está em alta. Pretendo comprar a vista para passeio, já que tenho um Fiesta para trabalhar. Seria o melhor momento para compra, mesmo com a alta na tabela ou melhor aguardar e esperar baixar (se baixar o preço) - pergunta enviada por Fábio 

Fábio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando que a sua ideia seria adquirir um segundo automóvel voltado ao uso eventual, creio que é muito mais prudente você aguardar. 

Sei que o que posso escrever aqui pode soar até frustrante, mas seria recomendável, inclusive, esperar até o fim do primeiro semestre de 2022 para realizar a compra do automóvel. 

A previsão é que a crise atual de falta de semicondutores avance para o ano que vem, o que deverá manter a indústria automobilística com boa parte da produção represada até lá, "segurando" o preço dos carros 0 km em patamares elevados. Isso levando em consideração os modelos que ainda conseguem ser produzidos mesmo com a escassez dos microchips.  

Com os pátios das concessionárias vazios, fábricas paradas e mais pessoas procurando formas de transporte individuais em decorrência da pandemia, o segmento de automóveis usados disparou não só no Brasil, como nos EUA e em outros países. Com a demanda aquecida, os preços dos usados aumentaram consideravelmente nos últimos meses. 

Como foi possível ver até aqui, a relação entre automóveis 0 km e usados é quase simbiótica quando falamos na relação de preço entre eles, portanto a tendência é que os valores dos usados poderão voltar a patamares "normais" quando a produção de carros novos encontrar-se equalizada. 

Claro que esse movimento poderá levar algum tempo, mas certamente vale mais a pena aguardar essa estabilização do setor para conseguir negociar preços melhores no curto prazo. 

Espero ter ajudado!  

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru