Aguardar o faturamento de um Compass 80 Anos ou esperar a linha 2023 do SUV?

Leitor está com a dúvida acima e pediu uma orientação sobre o que fazer
Jeep Compass 2022

Jeep Compass 2022 | Imagem: Divulgação

Fiz o pedido em uma concessionária Jeep de um Compass Longitude com Pac 80 anos e estou esperando o faturamento há mais de dois meses. Acontece que o Renegade foi lançado agora com itens de segurança ativa em todas as versões, e o Compass Longitude não tem isso nem como opcional. Cancelo meu pedido, pois a linha 2023 do Compass pode vir com esses itens de segurança como itens de série, ou fico com o meu pedido (pois a linha 2023 pode não ter opção do Pac 80 anos)? O que o Guru dos Carros acha que vale mais a pena? - pergunta enviada por Maurício 

Maurício obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

A questão trazida por você é muito interessante, uma vez que nos permite abordar tanto a questão da dinâmica das mudanças de ano/modelo no portfólio de uma marca, assim como a situação extraordinária que estamos vivenciando hoje no mercado por conta da retomada gradual na oferta de componentes para os setores produtivos, seja no Brasil bem como em diversos outros países. 

Se for possível cancelar o pedido pelo Jeep Compass 2022 em sua série especial 80 Anos creio que seria mais prudente. 

O catálogo traz apenas alguns diferenciais estéticos, portanto não seria algo capaz de compensar a ausência de assistentes de condução mais avançados, como você bem aponta na pergunta. 

Outro ponto importante destacado por você é o fato do Jeep Renegade 2022 ter chegado ao mercado com um catálogo de itens de série bem mais recheado desde a versão Sport. 

Com isso, duas situações mais favoráveis poderiam ser consideradas. 

A primeira delas, caso o modelo lhe interessar e a operação seja viável, pode envolver a troca do pedido pelo Compass 80 Anos por um Jeep Renegade 2022 na opção Série S. 

O Renegade em sua linha mais recente traz sob o capô o mesmo motor 1.3 turbo do Compass e ainda tem a importante vantagem do sistema de tração 4x4 nas suas versões mais caras, recurso ausente no SUV médio com o propulsor em questão.  

Além do preço inferior ao que você deve ter pago pelo Compass 80 Anos, o Renegade Série S 2022 (R$ 163.290) tem a vantagem do ótimo conteúdo de itens de série, com destaque para o monitoramento de pontos cegos, assistente de estacionamento, alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto com comutação automática, entre outros. 

Já a segunda situação, como dito na pergunta, reside em aguardar a estreia da linha 2023 para o Compass. 

A Toyota, por exemplo, introduziu como item de série para a gama Corolla Cross 2023 seu pacote de assistentes de condução (Toyota Safety Sense), logo é praticamente certo que a Jeep também tomará uma medida semelhante envolvendo seu SUV médio. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru