Aguardar o novo Chevrolet Onix 2020 ou comprar um VW up! TSI?
Leitor quer saber se a segunda geração do Onix é uma compra mais interessante e pediu nossa ajuda

Chevrolet Onix e Volkswagen up! | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação
Com o advento do novo Chevrolet Onix, ainda vale à pena adquirir um Volkswagen Up TSI? - pergunta enviada por Alyrio
Alyrio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A pergunta enviada por você é muito boa, uma vez que o VW up! é um modelo muito singular hoje no mercado. Apesar da proposta de carro urbano, seu projeto bem mais sofisticado em relação aos carros de entrada (como a presença do motor 1.0 turbo, por exemplo) acaba elevando seu preço para patamares de hatches compactos.
Hoje o up! com motor 1.0 TSI parte de R$ 54.890 na versão Connect, que já traz de série controle de tração, trio elétrico, computador de bordo, ar-condicionado, trio elétrico, rodas de liga leve aro 15", direção com assistência elétrica, entre outros.
Nessa faixa de valor, você poderá comprar, a partir de novembro, o Chevrolet Onix ou em sua configuração Turbo mais acessível, mas já com câmbio automático de 6 marchas por R$ 55.590, ou a opção LT Turbo manual, que terá preço sugerido de R$ 57.590.
Considerando o cenário acima, o Chevrolet Onix de segunda geração mostra-se uma opção bem mais interessante. Você encontra nele um modelo maior e mais espaçoso, com um porta-malas mais interessante em relação ao do up! e ainda tem um carro prático para o uso urbano. O que pesa muito favoravelmente ao Onix é o fato dele sair de fábrica com 6 airbags e os controles de tração e estabilidade em todas as configurações, o que garante aos passageiros do Onix nível de segurança ativa bem superior ao do VW up!.
Além disso, o fato do Onix por pouco mais de R$ 55 mil já contar com a comodidade e o maior conforto do câmbio automático é algo muito interessante a favor do Chevrolet. Nessa configuração, ao contrário do LT Turbo manual, ele só fica devendo a central multimídia de série, mas é equipado com rádio de fábrica assim como o up! Connect, o que já não deixa de ser uma vantagem.
Em termos de eficiência, o motor 1.0 turbo da Chevrolet presente na dupla Onix e Onix Plus só fica devendo a injeção direta em relação ao 1.0 TSI da VW, mas em termos de eficiência os dois propulsores são muito equivalentes.
Espero ter ajudado!