Ainda vale a pena comprar uma VW SpaceFox?

Leitor quer saber se deve investir na station da VW e pediu uma orientação para o Guru dos Carros
Volkswagen SpaceFox 2016

Volkswagen SpaceFox 2016 | Imagem: Divulgação

Olá Guru dos Carros. Sou muito fã da SpaceFox. Além do preço alto, ela quase não é mais vendida nas concessionárias. Você sabe se ela vai sair de linha ? Ainda vale a compra deste tipo de carro? - pergunta enviada por Mario Angelini 

Mario obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

De fato o Volkswagen SpaceFox restou, ao lado do Fiat Weekend, como uma das poucas station wagons abaixo de R$ 100.000 que você consegue encontrar no mercado. É inegável que o sucesso dos SUVs compactos tornou a situação de monovolumes, peruas e até dos hatches médios bem complicada no mercado nacional. 

Quando questionada sobre a possibilidade da SpaceFox sair de linha, a Volkswagen mantém-se firme em dizer que o modelo seguirá em linha normalmente, porém é fato que as vendas cada vez menores de modelos dessa categoria seguramente faz a marca repensar se vale mesmo a pena investir na produção de um carro com essa configuração. Como você pode conferir em nosso ranking dos carros mais vendidos no Brasil nos últimos anos, o SpaceFox passou de um volume anual de 22.221 emplacamentos em 2008 para apenas 2.066 em 2016. No acumulado de 2017, somente 288 unidades do SpaceFox ganharam as ruas do país. 

Particulamente falando, as station wagons ou "peruas" são modelos que me agradam pela posição de dirigir mas semelhante à de um carro de passeio e não tão distante em relação ao solo como um SUV. O bom espaço interno e o porta-malas versátil confirmam a vocação familiar desses modelos. 

Se você gosta do SpaceFox, Mario, vale a pena considerar a compra do modelo porém tenha em mente que a vida do station não será muito longa. Você também pode ficar com um carro de liquidez (facilidade na hora de revender) um pouco abaixo da média já que os SUVs compactos tendem a dominar o mercado nos próximos anos. 

O SpaceFox é um modelo que não tem nenhum ponto negativo crônico, muito pelo contrário, ao herdar do Fox as boas qualidades construtivas e de acabamento na presente geração, a perua torna-se uma escolha interessante para quem não gosta do estilo dos SUVs. Contudo, Mario, se você cogita adquirir o modelo é bom correr. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru