Olá César, tenho 18 anos e estou escolhendo meu primeiro carro. Moro em uma parte elevada da minha cidade e penso que ter um motor mais potente seja essencial, gostaria também do câmbio automático e me atraio muito pelas centrais multimídia - como as que possuem o Apple Car Play. Pesquisando bastante, fiquei entre o Citroen C3 (1.6 Auto Tendance), Honda Fit (DX) e Chevrolet Prisma (1.4 LT). Já aviso que meu pai é um mega fã do FIT e é a 1a opção para ele. O carro me satisfaz, mas o interior e a multimídia fraca me deixam meio desapontada, considerando o preço. Se ainda tiver sugestão de mais algum carro, fique à vontade. Obrigada! - pergunta enviada por Larissa Lopes

Larissa obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Fico feliz com a oportunidade de ajudá-la na escolha do primeiro carro. Espero que ele lhe traga momentos felizes e a conduza a bons destinos!

Em primeiro lugar, concordo com você e seu pai ao mesmo tempo em tudo que foi dito com relação ao Honda Fit. Ele é um excelente modelo, espaço e eficiente, além de entregar ótimo espaço interno. O grande problema, contudo, é que a Honda cobra caro demais em sua versão DX automática (R$ 63.200) e ele não oferece sequer uma central multimídia de série, algo relevante para você. O acamento interno da versão também é simples demais e ele ainda fica devendo o prático sistema de rebatimento de bancos ULTRa, um dos destaque do modelo e que está presente a partir da versão LX.

Além disso, creio que o Honda Fit tem um perfil mais voltado para o uso familiar e para o tipo de utilização que você fará um hatch compacto já é suficiente.

Dentre os três modelos que você cita na pergunta, creio que o Chevrolet Onix é o mais interessante. Por R$ 55.890 (preço de tabela) você leva o hatch para casa com motor 1.4 e câmbio automático de 6 marchas, algo que lhe confere mais eficiência em relação ao Citroën C3. Além disso, a central multimídia MyLink também oferece o suporte para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, como você deseja em seu primeiro carro.

Ainda são raros os hatches compactos automáticos (desconsidero automatizados como a linha I-Motion da VW ou Dualogic da Fiat por ficarem devendo em conforto) que saem de fábrica com centrais multimídia com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, cenário que deverá mudar com a chegada as próximas gerações de modelos na categoria, com destaque para o Fiat Argo e o Volkswagen Polo.

De qualquer forma, Larissa, creio que, no momento, ao optar pelo Chevrolet Onix você fará uma boa escolha.

Espero ter ajudado!

 
 
Chevrolet Onix 2017
 
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
 
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
 
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
 
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
 
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
 
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
 
Chevrolet Onix 2017
Chevrolet Onix 2017
 
 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios