Ajuda para escolher o próximo sedã médio
Leitor está em dúvida entre um Civic seminovo, um Civic novo ou um Chevrolet Cruze

Chevrolet Cruze 2018 | Imagem: Divulgação
Olá César, bom dia. Parabéns pelo site. As informações são de excelente qualidade. Estou com uma grande dúvida na troca de um sedan médio. Tenho Honda Civic lxr 2015 e estou numa indecisão cruel quanto a troca por outro sedan médio. São eles:1- Honda Civic Sport automático zero KM( desconto de IPI), ou2-Cruze LT zero KM (também com desconto de IPI) e ainda3-Honda Civic EXR semi-novo.Sei que toda escolha de carro tem seu lado emocional, mas temos que ponderar o preço, custo beneficio, desvalorização, revenda, pós venda, seguro, entre outros .Obrigado e mais uma vez, Parabéns. Seu trabalho é excepcional - pergunta enviada por Pedro Reis
Pedro obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Creio que se o orçamento permite, vale a pena levarmos em consideração a compra do Honda Civic Sport ou do Chevrolet Cruze, já que ambos são sedãs com projetos recentes, portanto entregando níveis mais elevados de segurança e eficiência. Claro que o valor do Civic EXR seminovo, na faixa de R$ 75.000, é convidativo, porém o mercado reserva novidades bem mais interessantes.
Tanto o Civic Sport CVT quanto o Cruze LT são excelentes opções de sedãs médios, Pedro, mas tendo em vista todo o pacote que você espera encontrar no carro, como o fator preço, o custo-benefício, dentre outros, creio que vale a pena optar pelo Chevrolet.
Começando pela mecânica, o Cruze LT é beneficiado pela eficiência de seu motor 1.4 com turbo, injeção direta e até mesmo o sistema start-stop que desliga o motor quando o carro encontra-se parado e ajuda a economizar combustível sobretudo na cidade. O Civic Sport, por sua vez, ainda usa um motor 2.0 16V aspirado, que não é ruim, mas não entrega o mesmo nível de eficiência que o propulsor do Cruze. Além do benefício parelho entre os dois sedãs, o Cruze tem a vantagem de ser bem mais econômico. Com gasolina, o Cruze LT alcança parciais de 11,2 km/l na cidade e 14 km/l na estrada, enquanto o Civic Sport CVT fica em 10,5 km/l e 13 km/l, respectivamente.
Vale a pena destacar que, graças ao turbo, o Cruze ainda se destaca pelo torque bem superior em relação ao Civic Sport CVT, no caso de 24,5 kgfm com etanol enquanto o Honda só chega até 19,5 kgfm utilizando o mesmo combustível. Isso confere ao Cruze respostas mais vigorosas, sobretudo nas retomadas onde a força do motor exerce uma boa diferença.
Partindo para o custo-benefício, tanto o Cruze LT como o Civic Sport CVT oferece pacotes bem parecidos. Um bom incremento no Honda a partir da linha 2018 foi que, finalmente, ele passou a contar com central multimídia nessa versão, algo mais do que necessário em um carro de R$ 96.400. Uma vantagem do Civic Sport sobre o Cruze LT, por sua vez, fica por conta dos 6 airbags de série enquanto o Cruze conta com 4 bolsas infláveis. Ambos saem de fábrica com os controles de tração e estabilidade.
O Cruze LT é um pouco mais barato, tabelado em R$ 95.890, e tem a vantagem do interessante sistema de telemática OnStar, que oferece algumas comodidades de conforto e segurança interessantes. Os dois sedãs contam com rodas de liga leve aro 17", mas só o Cruze LT oferece revestimento interno de couro, sensor de estacionamento, dentre outros.
Por fim, Pedro, modelos como o Honda Civic tem alta liquidez no mercado de usados e desvalorização comedida, mas não podemos dizer que o Cruze fique muito atrás do Civic. Em ambos você encontra revisões com preço fixo, o que favorece o custo de manutenção, além de 3 anos de garantia integral.
Por tudo isso, creio que ao optar pelo Cruze LT você fará uma ótima escolha.
Espero ter ajudado!