Ajuda para escolher um carro usado até R$ 23.000

Nosso leitor está em dúvida entre o Citroën C4 e o Fiat Punto e quer a ajuda do Guru dos Carros
Fiat Punto Essence 2011

Fiat Punto Essence 2011 | Imagem: Divulgação

Bom dia, estou querendo comprar um carro até 23 mil, com esse valor estou em dúvida entre o C4 Hatch 1.6 GLX 2011, C4 2.0 Exclusive 2010, Punto 1.6 Essence 16v 2011, Punto 1.8 ELX 2008 8v. Eu queria um carro que tivesse motor pois viajo muito mas não queria dor de cabeça com manutenção, peças caras, ou seja, não queria carro BOMBA - pergunta enviada por Fabricio Corrieri 

Fabricio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! 

Entre os dois modelos que você cita na pergunta, recomendo a você optar pelo Fiat Punto Essence 2011

Particularmente o Fiat Punto é um carro que me agrada bastante pela ótima ergonomia, o interior confortável e o ótimo comportamento dinâmico. A chegada do motor 1.6 16V fez muito bem ao hatch e esta é, sem dúvida nenhuma, sua versão mais interessante. O motor oferece um desempenho bem melhor na comparação com o 1.4 e é bem mais econômico em relação ao 1.8 8V, dois atributos que serão importantes para você sobretudo por utilizar o carro muito nas estradas. 

O Citroën C4, desde que seja o GLX 1.6 2011, também é um modelo interessante e que me agrada, sendo que suas vantagens sobre o Punto residem no espaço interno melhor bem como o volume disponível no porta-malas, fato que sua carroceria de porte médio exerce certa diferença sobre o compacto Punto. 

De qualquer forma, o Punto Essence 2011 não é um modelo com retrospecto de falhas crônicas e tem tudo para não lhe dar dor de cabeça no que diz respeito à manutenção. Porém, vale um alerta importante. Como você vai adquirir um carro com 6 anos de uso, é fundamental verificar se a manutenção do carro foi cumprida de maneira correta e as peças de desgaste natural substituídas no tempo certo, bem como as trocas de óleo efetuadas no intervalo estipulado pela marca. Só compre uma unidade usada, de qualquer carro que for, que apresente essas características. Verificar isso não é difícil, basta checar o manual de garantia e manutenção do carro ou pedir as notas fiscais de manutenções para o dono. Não se esqueça também de verificar a documentação do carro. 

Só uma dica: não opte pela versão com câmbio automatizado Dualogic. A transmissão não oferece um bom nível de conforto nas trocas ao operar em modo Drive e você terá uma liquidez menor na hora da revenda. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru