Olá! Acabei de tirar minha CNH e meus pais irão me dar um carro. Assim sendo, deram as seguintes opções: Peugeot 208 (Allure ou griffe), Honda Fit e HB20. Porém estou em dúvida entre eles. Minhas preferências são o Peugeot (por seu design e variedade de acessórios) e o Honda (por ser mais econômico em relação a peças, revisões, seguro, etc). Veja bem, não entendo muito de carros, logo, gostaria de pedir sua ajuda. Qual você acha que seria melhor como primeiro carro para uma mulher? Desde já, obrigada - Pergunta enviada por Kawane 

Kawane obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

Em primeiro lugar, suas análises prévias dos modelos estão perfeitas! Além disso, parabéns pela escolha prévia dos três veículos, já que o trio figura entre os melhores representantes do segmento.

O Peugeot 208 de fato cativa pelo design arrojado e o bom nível de equipamentos, em especial na versão Griffe. O grande problema do modelo, contudo, diz muito mais ao momento posterior à compra. A marca ainda padece de um certo preconceito no mercado de usados, o que significa maior desvalorização e dificuldade na hora de passá-lo para frente quando você decidir trocar de carro.

Sendo assim, seria interessante centrarmos a escolha entre Honda Fit e Hyundai HB20.

Como você bem cita, Kawane, o Honda Fit conta com a boa reputação da marca tanto no que diz respeito à qualidade geral do modelo (projeto, construção e acabamento) como de sua rede de concessionárias. Além disso, o Fit tem uma concepção muito interessante, oferecendo ótimo aproveitamento do espaço interno, com destaque para a versatilidade que o sistema ULTRa de rebatimento dos bancos traz para o monovolume. Vale destacar que o ULTRa está disponível a partir da versão LX, a mais racional (e indicada) para o modelo.

O Honda Fit é o melhor produto entre os três que você aponta na pergunta, porém algumas concessionárias estão pedindo um prazo um pouco grande na comercialização do modelo, logo, se você tem urgência na compra, o Hyundai HB20 deve ser considerado.

É bom destacar que algumas concessionárias Hyundai estão oferecendo bons descontos nas unidades 2015 do HB20 devido ao facelift que estreou com a chegada da linha 2016. Se você que o carro com câmbio manual vale a pena aproveitar os bônus para o HB20 2015, porém caso você deseje um carro automático, é melhor levar para casa o HB20 2016, que recebeu uma nova transmissão de 6 marchas.

O HB20 não oferece o mesmo nível de espaço interno que o Fit, porém o desempenho do Hyundai é um pouco superior. Já o nível de equipamentos de ambos é semelhante, assim como os custos de manutenção. O HB20 sai um pouco na frente, contudo, graças ao prazo de garantia de cinco anos frente aos três anos do Honda.

Logo, Kawane, você deve considerar como primeira opção de compra o Honda Fit. Caso você não encontre problemas como filas de espera ou muito tempo para receber o modelo, aí sim vale a pena partir para o HB20 2016.

Espero ter ajudado! 

 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios