Olá, entre o Fiat Freemont e o Dodge Journey, ambos 2015, qual vc recomenda? - pergunta enviada por Antonio

Antonio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros! 

Sem nenhuma dúvida, recomendo você a dar preferência pelo Dodge Journey em relação ao Fiat Freemont. 

Basicamente os dois são o mesmo carro, com a diferença no fato de que o Fiat Freemont era equipado com um motor 2.4 de 172 cv e 22,4 kgfm de torque que mostrava-se muito pouco para o porte do modelo. Carregado então, com 7 passageiros mais bagagem, as respostas dinâmicas do Freemont não agradavam e o consumo também era bastante elevado. Com câmbio automático de 6 marchas, o Freemont precisava de cerca de 12,5 segundos para alcançar 100 km/h e as médias de consumo ficavam em 7 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada com gasolina, único combustível com o qual ele podia ser abastecido. 

O Dodge Journey 2015, por sua vez, traz sob o capô um motor bem melhor, no caso o 3.6 V6 de 280 cv e 34,9 kgfm de torque. Utilizando o mesmo câmbio automático, ele consumia um pouco mais que o Freemont, porém era mais coerente nas acelerações e retomadas, precisando de 9 segundos para alcançar 100 km/h, por exemplo. Mesmo com sua capacidade máxima de carga ou passageiros, o Journey é um carro mais ágil e agradável de ser conduzido. 

Por ter uma oferta maior no mercado de usados, os preços de Journey e Freemont em alguns casos ficam bem próximos, o que favorece ainda mais o modelo da Dodge. No mesmo ano/modelo, também é possível encontrar unidades do Journey R/T com tração integral (AWD). Se o orçamento permitir, vale a pena optar por ela graças à maior segurança proporcionada pelo recurso. 

Logo, creio que ao optar pelo Dodge Journey você fará uma boa escolha. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios