Até R$ 140 mil: VW Nivus Highline ou um Jeep Renegade Sport?

Leitor fará uso majoritariamente na cidade e deseja escolher entre um dos dois modelos
Volkswagen Nivus e Jeep Renegade

Volkswagen Nivus e Jeep Renegade | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Estou em dúvidas entre dois crossovers, o VW Nivus Highline e o Jeep Renegade Sport, ambos estão com valores mto próximos, ou seja, não posso passar da casa dos 140k. O veículo é para uso 100% urbano - pergunta enviada por Flávio

Flávio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Considerando os preços sugeridos para a maior parte do território brasileiro, temos o Nivus Highline custando cerca de R$ 6 mil acima do que a Jeep pede pelo Renegade Sport, atual versão de entrada do SUV compacto. 

Os dois modelos são bem equipados e já contam com recursos avançados de tecnologia de série, como é caso do alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência. O Nivus Highline, por sua vez, justifica o preço maior ao sair de fábrica com revestimento interno de couro, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, controle adaptativo de velocidade de cruzeiro, entre outros itens ausentes no caso do Renegade Sport. 

O Jeep tem como grande argumento a seu favor a motorização 1.3 turbo, que lhe confere desempenho superior em relação ao Nivus, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em bons 8,7 segundos. 

Com seu eficiente motor 1.0 turbo com injeção direta sob o capô, o Nivus Highline não desagrada em performance, alcançando 100 km/h em 10 segundos, e tem a vantagem de ser consideravelmente mais econômico em relação ao Jeep. 

Enquanto o Nivus Highline entrega parciais de 12,1 km/l na cidade e 14,2 km/l na estrada com gasolina, o Renegade Sport estaciona nos 11 e 12,8 km/l, respectivamente. 

Analisando os dois conjuntos, creio que o Nivus Highline surge como uma escolha mais sensata. 

Além da mecânica equilibrada, o Nivus oferece a mesma sensação de espaço interno encontrada no Renegade e ainda tem a vantagem do porta-malas (415 litros) superior em relação ao Jeep (385 litros).

É fato que o Renegade conta com suspensão independente nas 4 rodas, enquanto o Nivus adota a disposição eixo de torção entre as rodas traseiras, porém os dois modelos contam com freio a disco nas 4 rodas, 6 airbags e os controles de tração e estabilidade de série. 

A Volkswagen cobra mais caro pelo Nivus Highline, porém ele entrega uma lista mais robusta de itens de série e ainda tem alguns diferenciais, como a central multimídia com tela de 10" (7" no Renegade Sport). 

Por fim, vale citar que, do ponto de vista da liquidez na hora da revenda, o fato do Nivus Highline ser a configuração topo de linha do crossover certamente vai lhe garantir uma facilidade maior na hora de trocar de carro. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru