Audi A1 Sport ou um MINI Cooper S, ambos 2012?

Leitor está em dúvida entre os dois hatches esportivos e pediu a ajuda do Guru dos Carros
Audi A1 2012

Audi A1 2012 | Imagem: Divulgação

Olá Guru, tudo bem?Tenho um HB20 1.6 Style 2013 atualmente com 62km.Gostaria de adquirir um veiculo compacto esportivo de até 60 mil reais, estou em dúvida de um Mini Cooper 1.6 S 2012 184cv ou um Audi A1 2012 Sport 185cv.Se puder me ajudar, grande abraço - pergunta enviada por Lucas Sene 

Lucas obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

A dúvida é muito interessante uma vez que você reúne dois hatches compactos com desempenho muito interessante, mas cada um com peculiaridades que vale a pena destacarmos.

O Audi A1 Sport tem o conjunto mais interessante na minha opinião, com destaque para o brilhante motor 1.4 que mescla turbo e compressor para entregar 185 cv e 25,5 kgfm de torque.

O ponto que "pega" no esportivo compacto da Audi diz respeito ao câmbio com dupla embreagem de 7 marchas. Apesar de muito eficiente, ele tem o problema de tornar-se muito ruidoso devido ao nosso pavimento que muitas vezes precisa de um cuidado melhor em nossas ruas e estradas brasileiras. De qualquer forma, o barulho gera mais um desconforto do que representa um problema envolvendo a transmissão.

Logo, vale a pena você avaliar bem a unidade que está considerando a compra para ver se essa questão do ruído do câmbio não está presente. Vale destacar que tanto o A1 Sport como o MINI são importados de luxo e os custos com manutenção e peças não são baratos.

O MINI Cooper S, que tem potência semelhante, ao menos conta com um câmbio automático convencional de 6 marchas que, se não é tão eficiente como o do Audi, ao menos é mais robusto e não conta com barulhos que invadem a cabine.

Nos dados de desempenho, a combinação entre o motor 1.4 com turbo e compressor e a rapidez das trocas de marchas resulta em números muito empolgantes, como a aceleração de 0 a 100 km/h na casa de 6,9 segundos e a velocidade máxima em 227 km/h. No MINI, por sua vez, os números ficam em 7,2 segundos e 223 km/h, respectivamente. Vale lembrar que o MINI conta com motor 1.6 sobrealimentado apenas por tudo, uma receita, portanto mais convencional em relação ao 1.4 do Audi.

O A1 também oferece uma cabine melhor aproveitada, em minha opinião, com maior sensação de espaço interno e mais conforto aos ocupantes nos bancos dianteiros. Se você precisar acomodar duas pessoas no banco traseiro, o Audi A1 também será melhor nesse ponto, apesar da proposta dos dois hatches não contemplar muito esse tipo de uso.  

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru