Automatizado ou automático? Leitor está em dúvida entre Chevrolet Onix LTZ e Fiat Argo 1.3 GSR

Confira a análise do Guru envolvendo os hatches compactos em suas versões que dispensam o pedal da embreagem
Chevrolet Onix 2017

Chevrolet Onix 2017 | Imagem: Divulgação

Boa noite, Guru! Estou em dúvida entre dois carros: Chevrolet Onix LTZ AT e o Fiat Argo 1.3 GSR. O Argo sobresai na segurança, contando com controle de estabilidade e tração, assistência de partida em rampa, maior economia, entre outros fatores. Porém a cambio GSR do Argo não é tão bom quanto o automatico do Onix. Tenho dúvida se esses items de segurança do Argo conseguem compensar essa diferença no câmbio - pergunta enviada por André Camara

André obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua dúvida é muito interessante, pois nos permite inclusive analisar mais a fundo o posicionamento que a Fiat preparou para o Argo

Sem dúvida nenhuma os controles de tração e estabilidade devem ser muito valorizados pois podem salvar vidar em situações extremas. Uma das maiores provas de sua eficácia é que a partir da próxima década eles serão itens de série nos carros comercializados por aqui. 

O grande "problema" do Argo reside na falta de conforto que o câmbio automatizado GSR confere ao modelo. Apesar da Fiat ser uma das marcas que mais valorizou e soube aprimorar muito esse tipo de transmissão, por uma questão do próprio funcionamento do sistema é difícil que as caixas automatizadas ofereçam a mesma suavidade de operação do que uma caixa automática com conversor de torque ou CVT, por exemplo. 

Comparando dois modelos na faixa de R$ 60.000 em suas respectivas versões avaliadas aqui, creio que nesse cenário a compra do Chevrolet Onix é mais interessante pela suavidade ao rodar e a melhor aceitação do câmbio automático frente ao automatizado no mercado de usados, o que melhora a liquidez do Onix nesse aspecto. 

De qualquer forma, André, uma saída interessante seria partir para o Fiat Argo em sua versão Precision 1.8 automática, que conta com uma caixa de 6 velocidades. Além de oferecer os controles de tração e estabilidade, o modelo também oferece o start-stop (em todas as versões) e um ótimo acabamento. Sei que o pulo financeiro é alto, de quase R$ 8.000, porém o modelo agradou em nosso primeiro teste e compensa esse investimento. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru