Buscando segurança, conforto e menor consumo: Hyundai Creta ou Chevrolet Tracker?

Nosso leitor deseja escolher entre um dos dois SUVs para viagens e demais deslocamentos
Hyundai Creta e Chevrolet Tracker

Hyundai Creta e Chevrolet Tracker | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Bom dia César, estou na dúvida entre os suvs Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta, como gosto muito de viajar, gostaria de saber qual o carro me oferece mais segurança, conforto e consumo, qual você me indica? - pergunta enviada por Marco

Marco obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!  

Você não especifica as versões de Creta e Tracker que está considerando, então farei uma análise mais geral sobre os dois SUVs. 

Levando em consideração as qualidades específicas que deseja encontrar em um dos dois SUVs, no caso o baixo consumo, conforto e segurança, creio que hoje em dia é o Chevrolet Tracker que deverá lhe atender de uma maneira mais completa todos esses atributos. 

Por estar uma geração a frente do Hyundai, é esperado que o Chevrolet chegasse ao mercado com um conjunto mecânico mais eficiente e um pacote de tecnologia mais completo. 

Seja com o propulsor 1.0 ou o 1.2, ambos turbo, o Chevrolet Tracker entrega ótimo nível de desempenho e baixo consumo. No caso do Creta, as opções com motor 1.6 16V e câmbio automático deixam bastante a desejar nesses dois tópicos, sendo que o modelo apresenta acelerações e retomadas mais aceitáveis apenas quando equipado com o propulsor 2.0 16V. Mesmo assim, o consumo no caso do Creta Prestige ainda é bem superior em relação ao Tracker 1.2 turbo. Apenas para citar com números o que estamos falando, enquanto o Creta Prestige 2.0 entrega parciais de 10 e 11,4 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, com gasolina, o Tracker 1.2 turbo alcança médias na casa de 11,2 e 13,5 km/l nos mesmos tipos de uso. 

O Creta tem um rodar sólido e neutro, que cativa pela estabilidade e suavidade nas respostas, porém o Tracker não fica atrás nesse ponto.  

Hoje um grande atributo do Creta reside no porte interessante de sua carroceria, bem robusto e aproximando o Hyundai quase a uma categoria superior. O Creta também oferece em paralelo um bom porta-malas (431 litros) e amplo espaço interno. O Chevrolet Tracker, por sua vez, pode ter um porta-malas um pouco menor (393 litros), mas ainda sim bem adequado ao uso familiar e seu habitáculo é muito bem aproveitado, com amplo espaço para os passageiros em especial no banco traseiro. 

Por fim, o Chevrolet Tracker se sobressai em alguns quesitos especialmente de segurança ativa. Na versão Premier você encontrará como itens de série tecnologias como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos, entre outros, todos ausentes no Creta. Temos também no Tracker topo de linha o reforço do assistente de estacionamento, teto solar panorâmico elétrico, apenas para citar dois itens de conforto e estilo que o Creta não oferece. O Tracker sai de fábrica com 6 airbags e os controles de tração e estabilidade em todas as versões, enquanto o Creta com os três pares de bolsas infláveis só é encontrado no catálogo mais caro Prestige. 

Logo, por todas as razões elencadas até aqui, creio que ao optar pelo Tracker 2021 você fará uma boa escolha. 

Espero ter ajudado! 

 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru