Buscando segurança, conforto e menor consumo: Hyundai Creta ou Chevrolet Tracker?
Nosso leitor deseja escolher entre um dos dois SUVs para viagens e demais deslocamentos

Hyundai Creta e Chevrolet Tracker | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação
Bom dia César, estou na dúvida entre os suvs Chevrolet Tracker e o Hyundai Creta, como gosto muito de viajar, gostaria de saber qual o carro me oferece mais segurança, conforto e consumo, qual você me indica? - pergunta enviada por Marco
Marco obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Você não especifica as versões de Creta e Tracker que está considerando, então farei uma análise mais geral sobre os dois SUVs.
Levando em consideração as qualidades específicas que deseja encontrar em um dos dois SUVs, no caso o baixo consumo, conforto e segurança, creio que hoje em dia é o Chevrolet Tracker que deverá lhe atender de uma maneira mais completa todos esses atributos.
Por estar uma geração a frente do Hyundai, é esperado que o Chevrolet chegasse ao mercado com um conjunto mecânico mais eficiente e um pacote de tecnologia mais completo.
Seja com o propulsor 1.0 ou o 1.2, ambos turbo, o Chevrolet Tracker entrega ótimo nível de desempenho e baixo consumo. No caso do Creta, as opções com motor 1.6 16V e câmbio automático deixam bastante a desejar nesses dois tópicos, sendo que o modelo apresenta acelerações e retomadas mais aceitáveis apenas quando equipado com o propulsor 2.0 16V. Mesmo assim, o consumo no caso do Creta Prestige ainda é bem superior em relação ao Tracker 1.2 turbo. Apenas para citar com números o que estamos falando, enquanto o Creta Prestige 2.0 entrega parciais de 10 e 11,4 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, com gasolina, o Tracker 1.2 turbo alcança médias na casa de 11,2 e 13,5 km/l nos mesmos tipos de uso.
O Creta tem um rodar sólido e neutro, que cativa pela estabilidade e suavidade nas respostas, porém o Tracker não fica atrás nesse ponto.
Hoje um grande atributo do Creta reside no porte interessante de sua carroceria, bem robusto e aproximando o Hyundai quase a uma categoria superior. O Creta também oferece em paralelo um bom porta-malas (431 litros) e amplo espaço interno. O Chevrolet Tracker, por sua vez, pode ter um porta-malas um pouco menor (393 litros), mas ainda sim bem adequado ao uso familiar e seu habitáculo é muito bem aproveitado, com amplo espaço para os passageiros em especial no banco traseiro.
Por fim, o Chevrolet Tracker se sobressai em alguns quesitos especialmente de segurança ativa. Na versão Premier você encontrará como itens de série tecnologias como o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de pontos cegos, entre outros, todos ausentes no Creta. Temos também no Tracker topo de linha o reforço do assistente de estacionamento, teto solar panorâmico elétrico, apenas para citar dois itens de conforto e estilo que o Creta não oferece. O Tracker sai de fábrica com 6 airbags e os controles de tração e estabilidade em todas as versões, enquanto o Creta com os três pares de bolsas infláveis só é encontrado no catálogo mais caro Prestige.
Logo, por todas as razões elencadas até aqui, creio que ao optar pelo Tracker 2021 você fará uma boa escolha.
Espero ter ajudado!