Olá, tenho 25 anos fiz a carteira com 18 e nunca dirigi, mas por opção, pois nunca gostei de dirigir. Porém ganhei um cachorro da raça Pastor Alemão e levar ele ao veterinário, viajar e fazer trilhas se tornou um trabalho, pois tenho que encontrar alguém disposto a levar ele, taxistas e ubers não aceitam por conta do tamanho, a caixa de transporte não cabe em qualquer carro e ele solta uma infinidade de pelo e baba. Estou pensando em adquirir um automóvel para chamar de meu. Gostaria de uma sugestão de um carro que custe menos de R$ 30.000, com cambio automático, e de preferência que possua um porta-malas "baixo" ou com porta de abrir na horizontal (pois meu irmão tem um Agile e para subir no porta-malas o cachorro arranha todo o para-choque e acaba indo no banco de trás para facilitar-e ocupa os 3 lugares). Também seria importante que o valor do seguro não fosse muito alto, pois estou terminando a faculdade e gostaria de comprometer o mínimo possível meu salário - pergunta enviada por Bruna Coelho 

Bruna obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!

A questão levantada por você é muito interessante e nos permite constatar como muitos aspectos são decisivos na escolha de um carro e vão muito além de acabamento, desempenho ou demais atributos técnicos. No seu caso específico você precisa de um carro com porta-malas de fácil acesso e custo-benefício interessante.

Considerando o teto financeiro estipulado por você, o mercado nos leva a buscar opções no mercado de usados. Particularmente não recomendo optar por um carro muito "velhinho" já que os custos de manutenção tendem a ser mais elevados e é justamente isso que você não quer nessa fase da vida. Além disso, é interessante descartar os veículos com câmbio automatizado, com as linhas Dualogic da Fiat ou I-Motion da Volkswagen, já que esse tipo de transmissão não lhe oferece o mesmo conforto nas trocas de marchas do que uma transmissão automática convencional, CVT ou semelhantes.

Um modelo que acho que vale a pena você considerar a aquisição, Bruna, é o Nissan Livina.

Em primeiro lugar, o porta-malas do modelo oferece fácil acesso e, por ser uma minivan com a carroceria mais rente ao solo do que um SUV, por exemplo, certamente seu pastor alemão terá mais facilidade para acessar o compartimento. Além disso, o para-choque forma uma junção quase plana com o assoalho do porta-malas, facilitando o pulo do seu cachorro na hora de entrar no carro. Uma vez ali, também não faltará espaço para ele!

Outro aspecto positivo do Nissan Livina é que o modelo tem uma mecânica robusta, logo, mesmo ao optar por um modelo seminovo você não deverá arcar com um passivo de manutenção muito elevado.

Considerando o limite de R$ 30.000, você conseguirá achar unidades modelo 2013 em bom estado, portanto com três a quatro anos de uso, o que é muito bom.

O único ponto que pede atenção em relação ao Livina é o consumo de combustível, que tende a ser um pouco elevado. Nesse contexto, Bruna, mesmo se olharmos para opções semelhantes no mercado como o Renault Sandero, o consumo sempre estará no mesmo patamar. No caso do Livina, o motor 1.8 16V é muito bom, porém o que a faz "beber" além da conta é o fato da transmissão automática contar com apenas 4 marchas. Ao menos o câmbio é robusto e não deverá lhe apresentar problemas.

De qualquer forma, ainda considero que o Nissan Livina é o melhor produto para conciliar preço de aquisição acessível, facilidade de acesso para seu cachorro e câmbio automático.

Por fim, como detalhes de praxe em negociações de automóveis usados, sempre verifique a procedência da unidade em questão, verifique a documentação e veja se a manutenção do veículo foi seguida de acordo com o manual do proprietário, realizada em concessionária ou em oficinas de credibilidade.

Espero ter ajudado!

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios