Tudo bem? Tenho uma Zafira 2012 e está difícil escolher um substituto a altura, no que diz respeito aos 2 últimos bancos.Minhas observações sobre o que eu já ví e não encontrei com segurança , o que seria melhor fazer:- Tiguan, com o túnel central e as caixas de rodas no 6º e 7º banco, ficou fora;- Dodge, muito motor para rodar em cidade e pouca autorizada;( seria a preferida ) - Sw4 - dísel não tenho condições, flex é bem spartana e deve beber bastante- Sorento - gasolina sem ser motor turbo, deve beber também.- Traillbleizer - com toda altura, mas no interior a cabeça pega no teto nos bancos 6 e 7, mesmo pessoas com menos de 1,70- 5008 - tem tudo que eu preciso e gosto num carro, mas ainda é um Peugeot e vende menos de 60 unidades mes...- Outlander - talvez seria a escolha a diesel, porém a 2019 só em Janeiro ou Fevereiro, daí já estarei pagando IPVA do carro que estou agora. Não queria isso.O que você aconselha , com esse quadro de "senões", rsrsr. Obrigado - pergunta enviada por Lúcio Stefano  

Lúcio obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua pergunta é muito interessante e nos mostra aquela típica situação em que ou o modelo tem os seus "senões" ou precisaríamos gastar muito dinheiro para comprar aquele modelo que atende todas as nossas necessidades (ou, em alguns casos, até exagera em alguns pontos). 

De fato hoje o mercado é carente de opções de minivans ou monovolumes com 7 lugares como é o caso da já extinta (e saudosa para muita gente) Chevrolet Zafira. Esse tipo de automóvel acabou "engolido" pelo sucesso dos utilitários esportivos mais modernos. 

De toda forma, Lúcio, creio que você deveria dar especial atenção a dois modelos. Cito, no caso, o Volkswagen Tiguan Allspace na versão intermediária Comfortline e o próprio Peugeot 5008. 

Claro que nada é perfeito, mas, pelo menos em minha opinião, o Volkswagen Tiguan Allspace oferece hoje um conjunto muito bem resolvido e equilibrado dentro do universo de SUVs 7 lugares. Além disso, frente aos rivais, podemos dizer que ele tem até mesmo um bom custo-benefício. 

Com seu motor 1.4 TSI e câmbio de dupla embreagem com 6 marchas, o Tiguan Allspace Comfortline não exagera no consumo de combustível (algo que quase sempre ocorre em modelos desse tipo) e oferece um desempenho bem aceitável graças ao bom torque de 25,5 kgfm. O modelo também oferece em sua segunda geração um projeto muito bem executado e construído, com destaque para os benefícios da plataforma MQB, que confere ao SUV elevada segurança estrutural, boa rigidez torcional, comportamento dinâmico exemplar e baixo nível de ruído e vibrações. Não é por acaso que o modelo está registrando ótimos números de venda, o que certamente vai lhe render maior liquidez e menor desvalorização no futuro. 

Na mesma linha de tudo que dissemos do Tiguan Allspace, podemos dizer também do Peugeot 5008, um modelo de concepção exemplar. A grande questão é que a marca ainda é vista com desconfiança pelo mercado, por isso ele não obtém uma procura maior. Ele tem várias qualidades, porém, se você decidir optar por ele, seria melhor ir atrás de uma unidade com um ou dois anos de uso para não perder tanto valor. Creio que você tem pressa na aquisição do modelo, portanto isso não vem ao caso. 

O Dodge Journey também é um modelo a se considerar, com a potência e torque de sobra de seu motor V6, porém hoje em dia o Tiguan Allspace e o 5008 mostram claramente que estão uma geração a frente do Journey até mesmo pensando na eficiência energética. 

Em resumo, eu elencaria as opções da seguinte forma: Volkswagen Tiguan Allspace Comfortline em primeiro lugar, o Peugeot 5008 seminovo em segundo e, por fim, o Dodge Journey, 

Espero ter ajudado!  

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios