Carro para PCD: VW Polo ou Fiat Cronos?

Leitor ficou em dúvida entre o hatch e o sedã e pediu a ajuda para o Guru dos Carros
Volkswagen Polo 2018

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação

Olá César, Antes de reportar minha dúvida, gostaria de parabenizá-lo pelo profissionalismo, imparcialidade, excelente trabalho de orientação e informações relevantes para quem tem dúvidas ao comprar um veículo.Minha dúvida é a seguinte, compro veículo com a isenções (veículos PCD). Com o teto de R$70.000,00 estou em dúvida quanto ao veículo a adquirir, e a minha opção é que seja automático. Estou entre VW Polo 200 TSI Highline 2018(Pacote Tech I) e Fiat Cronos Precision 1.8.A minha dúvida crucial é quanto ao conjunto mecânico do Cronos, pois trata-se de um motor antigo, e a tendência é que os motores passem todos a ser turbo. Você acha que vale a pena investir em um veículo cujo motor está obsoleto, podendo até no próximo modelo vir com o motor turbo provocando a desvalorização do modelo aspirado? E quanto aos modelos da minha preferência, apesar de serem de categoria diferentes vão atender minhas necessidades, ambos me agradam e são equivalentes tanto a preço quanto a conforto e itens de segurança. Polo me encanta muito em termos de economia, segurança nota máxima, dirigibilidade, já o Cronos apresenta um consumo maior, respostas bem mais pacatas do motor, mas ganha no visual moderno. Qual sua opinião - pergunta enviada por Jairo Campos 

Jairo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Agradeço muito os comentários elogiosos e gostaria sempre de contar com sua audiência aqui no site! 

Partindo para sua resposta, antes de tudo parabéns pela seleção dos modelos: Volkswagen Polo e Fiat Cronos figuram como dois ótimos produtos hoje no mercado, ambos com projetos modernos e bem concebidos. 

Entre os dois modelos, se o Volkswagen Polo lhe atende com tranquilidade, Jairo, creio que ele ainda oferece um pacote mais interessante em relação ao Fiat Cronos. 

O motor 1.0 TSI, equipado com turbo e injeção direta, é, na minha opinião, um dos melhores motores produzidos hoje no Brasil. Ele oferece um compromisso singular entre economia de combustível e desempenho, tornando o Polo um carro muito interessante. Colocando em perspectiva, mesmo com um deslocamento bem menor, o Polo 1.0 TSI consegue entregar mais torque, no caso 20,4 kgfm, do que o 1.8 16V que está sob o capô do Fiat Cronos Precision, no caso com 19,2 kgfm. Além disso, como você cita em sua pergunta, Jairo, o consumo do Polo 1.0 TSI é bem melhor, entregando médias de 11,6 km/l na cidade e até 14,1 km/l na estrada com gasolina. O Cronos Precision, por sua vez, fica em 10,3 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada também utilizando o mesmo combustível. 

Ponto positivo para o Volkswagen Polo e o Fiat Cronos reunidos aqui é que ambos contam com os controles de estabilidade e tração sendo que, se você equipar o Polo com os opcionais do Pack I ainda acrescenta ao hatch a chave presencial, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, piloto automático, espelho retrovisor interno eletrocrômico, dentre outros. 

O Fiat Cronos tem como vantagem o habitáculo mais caprichado, com um visual do painel e laterais de porta melhor concebidos em relação aos do Polo, bem como com materiais melhor selecionados, além da vantagem do porta-malas de um sedã com capacidade para 525 litros de bagagem, contudo, o projeto do Polo entrega, além da elevada eficiência de seu conjunto mecânico, um comportamento dinâmico destacado e uma ótima qualidade construtiva. Por tudo isso, creio que ao escolher o Polo TSI você fará uma ótima escolha. 

Espero ter ajudado! 

 
 
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
Volkswagen Polo 2018
Volkswagen Polo 2018
 
 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru