Carro usado com 7 lugares: um Spin 2013 ou um Zafira 2012?

Leitor está em dúvida entre as duas minivan da Chevrolet e pediu a opinião do Guru dos Carros
Chevrolet Zafira 2012

Chevrolet Zafira 2012 | Imagem: Divulgação

Minha dúvida é: comprar uma Chevrolet Spin 2013 ou uma Chevrolet Zafira 2012 , obs quero um carro de 7 lugares - pergunta enviada por Claudinei Vitti  

Claudinei obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Pode soar estranho, uma vez que o Chevrolet Spin ainda continua em linha e é o sucessor do Chevrolet Zafira, mas sem dúvida nenhuma recomendo a você optar pela minivan que já deu adeus ao mercado. 

Apesar de um produto mais antigo, o Chevrolet Zafira entregava um projeto muito mais nobre, digamos assim, do que o Spin atualmente encontrado nas concessionárias. 

Nascido para ser um carro mais acessível, o Spin deixa a desejar, por exemplo, na acomodação da terceira fileira de assentos. O sexto e o sétimo bancos no Spin quando não utilizados ficam recolhidos nas laterais do porta-malas, solução que retira espaço do compartimento de carga. Na Zafira, o sistema é muito melhor e é possível guardar a terceira fileira de assentos no assoalho do porta-malas, o que deixa livre o compartimento para levar em torno de 600 litros de bagagem: portanto um excelente porta-malas. 

É bom que se diga que ao optar pelo Chevrolet Zafira 2.0 automático é bom estar com o bolso preparado, já que as paradas no posto de combustível serão frequentes. A transmissão com apenas 4 marchas aliada ao motor 2.0 que está longe de ser moderno fazem com que a minivan rode em média 5 km/l na cidade e 7 km/l na estrada com etanol. Se você quiser maior autonomia, talvez seja mais interessante rodar com gasolina, o que melhora as médias para 7,5 km/l em uso urbano e cerca de 10 km/l em deslocamentos rodoviários. Já representa uma melhora, mas está longe de ser algo lá muito aceitável. 

Apesar do câmbio automático de 6 marchas, o motor 1.8 presente no Spin remete quase à mesma época em que o 2.0 da Zafira foi concebido, portanto mesmo a minivan mais recente também não entrega muita superioridade em termos de desempenho. Os dados de consumo, ao menos, são bem melhores graças a aprimoramentos que a GM foi realizando no modelo como um todo. De acordo com os dados oficiais realizados seguindo as normas brasileiras, a Spin 7 lugares automática consegue alcançar parciais de 10,9 km/l na cidade e 13,1 km/l na estrada com gasolina. 

De qualquer forma, apesar do interior já datado o Chevrolet Zafira conta com bom acabamento e qualidade construtiva elogiável. Os passageiros vão se acomodar muito bem no modelo, sendo que os dois bancos extras no porta-malas são indicados para crianças ou passageiros com uma estatura não muito alta. Com entre-eixos de 2,70 m, a Zafira acolhe com mais conforto os passageiros na segunda fileira de assentos em relação ao Spin. 

Por tudo isso, creio que mesmo levando em consideração o consumo elevado, o Chevrolet Zafira ainda é um modelo superior em relação ao Spin. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru