Categorias diferentes, preços semelhantes: VW Nivus ou Honda Civic?
Leitor está em dúvida entre modelos na faixa de R$ 100.000 e pediu nossa análise

Honda Civic e Volkswagen Nivus | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação
Bom dia Contando sempre com suas análises, e levando em conta qualidade na construção, robustez e durabilidade, refinamento dinâmico superior, qual a melhor escolha: UM Honda CIVIC LX ou um Volkswagen NIVUS HIGHLINE, mesmo sendo duas categorias diferentes, ambas me agradam, mas prezo pela qualidade de acabamento e construção. Aguardo. Grato - pergunta enviada por Paulo
Paulo obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão colocada por você é muito boa, uma vez que é comum nos depararmos com diferentes categorias quando estamos em uma faixa de preço que nos permite escolher ótimos automóveis como é o caso.
Paulo se você valoriza muito mais critérios técnicos, como o projeto mecânico de maneira geral e a construção do veículo, creio ser mais indicado optar pelo Honda Civic LX.
Do ponto de vista do custo-benefício, é fato que o VW Nivus Highline é muito superior, uma vez que nessa faixa de preço oferece recursos avançados como o alerta de colisão com frenagem automática de emergência e o piloto automático adaptativo, porém o Honda Civic LX traz alguns atributos relevantes do ponto de vista estrutural, como a suspensão independente nas quatro rodas com layout multibraço no eixo traseiro.
A Honda fica devendo no Civic LX alguns recursos importantes hoje em dia como a central multimídia de série, bem como o sensor de estacionamento, em especial quando falamos em um carro de R$ 102 mil. Contudo, é inegável que o sedan vai lhe proporcionar o refinamento dinâmico superior que você espera, além de robustez e durabilidade.
Em termos de conjuntos mecânicos, o Nivus Highline flerta com o downsizing para oferecer elevada eficiência graças ao seu 1.0 turbo com injeção direta capaz de entregar até 128 cv e pouco mais de 20 kgfm de torque. O Civic LX, por sua vez, aposta em uma unidade de potência mais convencional, no caso um 2.0 16V flex aspirado, porém com baixo consumo de combustível e desempenho suficiente para o três volumes.
Logo, considerando seu perfil de consumidor e as características específicas que espera encontrar em seu próximo automóvel, creio que ao optar pelo Honda Civic você fará uma escolha mais sensata.
Espero ter ajudado!