Chevrolet S10 LT 2.8 diesel 4x4 ou uma Nissan Frontier Attack 4x4?

Leitora deseja uma picape média robusta e pediu nossa análise
Nissan Frontier e Chevrolet S10

Nissan Frontier e Chevrolet S10 | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Boa noite, gostaria de sua valiosa ajuda em relação, a dos veículos que pretendo adquirir, Chevrolet S10 LT Diesel automática 21/22 e Nissan Frontier Attack 21/21, as duas estão dentro do valor que pretendo pagar, ambos serão usados para viagens longas e algumas em vias de certa dificuldade, além do quê, tb preciso de uma caçamba para levar entre outra coisas bicicletas,qual vc me sugeria, dede já agradeço! - pergunta enviada por Patrícia 

Patrícia obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Você está em dúvida entre duas excelentes picapes médias turbodiesel, tanto que a escolha entre Chevrolet S10 na configuração LT cabine dupla 4x4 2.8 e a Nissan Frontier Attack acaba ocorrendo por alguns detalhes pontuais. 

De maneira geral, considero que a representante da Chevrolet é uma pedida mais completa, como veremos adiante. 

No quesito segurança, a S10 LT 2.8 4x4 sai na frente da Frontier Attack ao contar com 6 airbags, enquanto a picape da Nissan conta apenas com a dupla frontal. 

Do ponto de vista do custo-benefício, a S10 também é mais interessante ao já sair de fábrica com itens como o sensor de estacionamento (algo extremamente útil em um veículo com o porte de uma picape média) bem como a capota marítima, recurso de conveniência importante para proteger cargas mais sensíveis na caçamba. 

Do ponto de vista técnico e mecânico, podemos dizer que a Frontier tem um projeto mais sofisticado, com destaque para a suspensão traseira mesclando elementos multibraço com o eixo rígido, além do propulsor de menor deslocamento (2.3) auxiliado por dois turbocompressores. O câmbio automático de 7 marchas também é outro recurso interessante da Frontier Attack. 

A grande questão é que a Chevrolet S10 com seu 2.8 turbo consegue oferecer mais potência do que a Frontier (200 cv contra 190 cv do 2.3 biturbo da Nissan), além de torque notavelmente superior, no caso 51 kgfm contra 45,9 kgfm da Frontier. 

No uso cotidiano, a força extra da S10 pode exercer pouca diferença, contudo, dependendo do obstáculo com o qual você se deparar no off-road ou em momentos em que a caçamba estiver carregada, o torque superior da Chevrolet será de grande ajuda. 

Em termos de eficiência, mesmo com o conjunto mecânico de olho no downsizing, a Frontier não é tão superior em termos de consumo se comparada com a S10 2.8. Enquanto a Nissan alcança médias oficiais de 9,2 km/l na cidade e 10,5 km/l na estrada segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, a S10 2.8 turbodiesel 4x4 cabine dupla registra 8,7 e 10,6 km/l, respectivamente. A representante da Chevrolet conta com transmissão automática de 6 marchas e, mesmo assim, consegue superar a Frontier no ciclo rodoviário. 

Logo, por tudo o que foi apresentado aqui, creio que ao optar pela Chevrolet S10 LT 2.8 4x4 você fará uma escolha equilibrada. 

Espero ter ajudado!

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru