Citroën C4 Lounge 2014, Mitsubishi Lancer 2012, Renault Duster 2014 ou um Ford EcoSport 2014?

Leitor está em dúvida entre os sedãs e SUVs e pediu uma orientação do Guru dos Carros
Mitsubishi Lancer 2015

Mitsubishi Lancer 2015 | Imagem: Divulgação

Guru, eu preciso comprar um veículo até R$ 45.000,00 e estou em dúvida entre o C4 Lounge 2014, Lancer 2012, Duster 2014 ou Ecosport 2014. Sei que se trata de padrões de veículos muito diferentes (sedan e SUV), mas não me importo. Gosto dos sedans mencionados por serem mais "vistosos" e dos SUVs pela posição de dirigir. O importante no final será considerar uma manutenção não muito cara e um seguro razoável. Obrigado pela ajuda - pergunta enviada por Marcus Braga 

Marcus obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Entre os quatro modelos relacionados por você, recomendo optar pelo Mitsubishi Lancer

Apesar de ser o mais antigo dos quatro, com uma diferença de dois anos para os demais, o Mitsubishi Lancer se destaca pela eficiência de seu conjunto motor e câmbio, formado pelo motor 2.0 16V e o câmbio automático CVT. Ele só aceita gasolina, porém o Lancer conta com bom desempenho se exagerar no consumo. Além disso, o comportamento dinâmico do modelo é um dos melhores do segmento. 

Até mesmo por ser fabricado no Brasil, o Mitsubishi Lancer tem uma manutenção condizente com o segmento. Claro que ele não é tão barato nesse aspecto quanto um hatch 1.0, porém os valores são competitivos. Já em relação ao seguro, como se trata de algo com muitas variáveis como seu perfil, CEP de residência, dentre outros, vale a pena você pedir uma cotação mais específica ao seu corretor de confiança. 

Como uma alternativa ao Lancer, o Citroën C4 Lounge também é um modelo que pode figurar como uma segunda opção, em especial pelo bom nível de conforto tanto ao rodar como na parte interna. Além disso, o padrão de acabamento do C4 Lounge é muito bom, algo em que os franceses se destacam. A desvalorização do modelo, porém, é elevada e a liquidez no mercado de usados não é das melhores. 

O Renault Duster deixaria de lado devido ao alto consumo e a ergonomia pouco acertada da cabine, apesar do bom espaço interno e a capacidade de carga no porta-malas. O Ford EcoSport, por sua vez, deve ser evitado em suas versões automáticas pelo grande retrospecto de problemas envolvendo o câmbio de dupla embreagem Powershift. 

Logo, creio que o Mitsubishi Lancer é a escolha mais equilibrada entre as quatro opções. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru