Com as futuras mudanças na gama VW, devo comprar um Polo ou um Fox no momento?

Leitora ficou entre os dois hatches da VW e pediu nossa sugestão
Volkswagen Polo e Volkswagen Fox

Volkswagen Polo e Volkswagen Fox | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Quero trocar de carro estou na dúvida entre o Volkswagen Polo e Volkswagen Fox. Fiquei sabendo que o Fox sairá de linha em 2021, é verdade?? - pergunta enviada por Adele 

Adele obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Segundo as informações mais recentes envolvendo a marca Volkswagen, é provável que, a partir do ano que vem, modelos como o Gol e up! abram espaço na linha de produção em Taubaté (SP) para modelos mais modernos e que contem com a plataforma MQB em seus projetos. Se a pandemia congelou o desenvolvimento do sucessor do Gol, por enquanto a Volkswagen deverá produzir no interior paulista uma versão mais simples do Polo para preservar a atividade fabril no local. 

Dentro desse contexto, o Fox não deverá ser muito abalado no momento uma vez que sua fabricação ocorre na unidade paranaense de São José dos Pinhais. O modelo, apesar do custo-benefício muito competitivo, fica devendo os importantes controles de tração e estabilidade. Como a dupla será obrigatória em todos os modelos novos comercializados no Brasil a partir de 2022 e a Volkswagen não sinaliza que vai trazê-la ao Fox, juntando os pontos é plausível dizer que o hatch será produzido somente até o ano que vem. 

Nem tanto pelo fato de sair de linha ou não - ainda considero o Fox um hatch compacto muito competente - recomendo a você optar pelo Volkswagen Polo sobretudo por conta da segurança. 

Recursos que podem evitar acidentes graves e até fatais, os controles de tração e estabilidade são muito importantes e compensam todo dinheiro investido em automóveis com essa tecnologia. 

De acordo com o site comercial da VW, hoje temos o Fox Connect 1.6 partindo de R$ 54.890. O Polo 1.6 manual, por sua vez, inicia em R$ 69.100 já com os controles de tração e estabilidade, sensor de estacionamento traseiro, central multimídia, computador de bordo, entre outros itens. Interessante destacar que, por uma diferença de preço muito pequena, você estaciona em casa o Polo 1.6 com o conforto extra do câmbio automático (R$ 69.390). 

Caso o valor tenha se tornado muito elevado, o Polo 1.0 manual é bem mais em conta, no caso tabelado em R$ 59.200, e já sai de fábrica com os controles de tração e estabilidade. 

Se for possível aguardar até o fim do ano, provavelmente o futuro Polo Track, que se tornará a versão de entrada do hatch, deverá contar com um preço ainda mais convidativo e, quem sabe, preservar em sua lista de itens de série os equipamentos essenciais de conforto e segurança. 

Interessante pontuar que, apesar do Fox não ficar devendo em termos de acabamento, espaço interno e porta-malas para alguns dos hatches mais vendidos do mercado, o Polo é um carro mais sofisticado em especial por já ser baseado na moderna arquitetura MQB, a qual lhe confere um elevado nível de segurança estrutural, menor nível de ruído e ganhos no comportamento dinâmico.   

Logo, em especial pela melhor segurança ativa que proporciona, creio que, atualmente, o VW Polo entrega um conjunto mais equilibrado. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru