Com R$ 80.000: compro um Polo/Virtus ou um BMW 320i 2014?

Leitor quer saber qual é a melhor escolha para destinar seu dinheiro e pediu a ajuda do Guru
BMW Série 3 2015

BMW Série 3 2015 | Imagem: Divulgação

Estou disposto a gastar cerca de 80 mil reais na aquisição de um carro. Tenho acompanhado o mercado e vejo que o novo polo e o virtus são ótimos produtos. Pensei em uma BMW 320i 2013-2014 pouco rodada, até uns 45 mil Km. Vou nessa BMW ou escolho um da dupla Volkswagen polo e virtus. Agradeço pela ajuda - pergunta enviada por Carlos Panerai 

Carlos obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Entendo que a oportunidade de adquirir um modelo como o BMW 320i é uma escolha tentadora, porém é bom você levar em consideração algumas questões importantes. A primeira delas diz respeito ao custo de manutenção. Você pode comprar o 320i usado por um preço semelhante ao de um carro de uma marca generalista ainda na concessionária, mas ele continuará a ser um automóvel de luxo. Com isso, os custos de peças e demais componentes segue esse segmento de mercado. 

Por mais que o hodômetro aponte uma quilometragem baixa, se você cogita um automóvel com quatro a cinco anos de uso, como é o caso do 320i que você está pesquisando, em breve você já terá algumas despesas mais caras com o carro, como a troca de pneus e, um pouco mais para frente, a substituição de amortecedores e demais itens de desgaste natural. Apesar da facilidade de encontrar esses componentes com a nacionalização do Série 3, os valores ainda são altos. 

Claro que não precisamos destacar o alto nível de comportamento dinâmico, acabamento interno e até mesmo o ótimo desempenho que um 320i oferece com o realce da tração traseira, porém é bom estar com o bolso preparado para mantê-lo sempre em ordem. 

Ao optar por um Volkswagen Virtus, que tem a vantagem do porta-malas e o espaço interno superiores em relação ao Polo, você tem a tranquilidade de adquirir um modelo com três anos de garantia e que não lhe dará muitos gastos além das revisões obrigatórias. 

Obviamente que o Virtus não é um carro premium, mas, dentro do universo dos modelos mais convencionais, entrega um conjunto muito bem resolvido. 

Logo, falando de uma maneira objetiva e pensando de uma forma mais racional, creio que é mais prudente partir para o Volkswagen Virtus com o orçamento de R$ 80.000, o que inclusive lhe permite comprar o carro com um bom nível de equipamentos. 

Espero ter ajudado! 

 
 
BMW Série 3 2015
 
BMW Série 3 2015
BMW Série 3 2015
BMW Série 3 2015
 
BMW Série 3 2015
BMW Série 3 2015
 
 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru