Olá César. Antes de mais nada, gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho, acho fantástico!Minha situação é a seguinte: Possuo atualmente um Fox Trendline 1.0 Flex 2010/2011 (1ª reformulação de design) com 60.000 Km. Ele foi comprado zero pelo meu pai, que revendeu para mim em 2014. Todas as revisões e manutenções preventivas estão em dia para não ter nenhum tipo de dor de cabeça. O carro está perfeito, sem grilos ou ruídos estranhos. Conheço o carro perfeitamente e sei o estado e a real necessidade de troca de cada componente. Ele possui uma ótima média de consumo (apenas gasolina faz mais de 12km/l na cidade e bate fácil 16km/l na estrada). Atualmente uso para ir ao trabalho e de fim de semana algumas escapadas r ápidas e próximas; não mais que 200km na semana - mas que atende à s minhas necessidades e expectativas.Minha dúvida é a seguinte: existe uma real necessidade de troca devido à depreciação do carro? Tenho medo que meu carro perca muito valor e eu por consequência perca o "momento correto" de trocá-lo. Atualmente não gostaria de colocar do bolso mais de R$ 30.000.Um adendo importante: os novos Fox Trendline são bem mais simples do que o atual que eu possuo - um equivalente ao meu seria o Comfortline (e por consequência mais caro).Muito obrigado pela ajuda! - pergunta enviada por Victor Domingues 

Victor obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua dúvida é excelente e seguramente muitas pessoas que nos acompanham aqui no site podem contar com a mesma dúvida. 

Considerando a dedicação que você mantém para deixar seu Volkswagen Fox sempre em ordem, chegando ao ponto de saber até mesmo quando cada componente precisará ser trocado, creio que você deve sem dúvida nenhuma ficar com o modelo por bem mais tempo. Além disso, outro ponto que sustenta a decisão é que o modelo "atende suas necessidades e expectativas", como você bem coloca na pergunta. Isso é algo fundamental em nossa relação cotiana com o carro.

Além de oferecer um habitáculo com bom aproveitamento do espaço interno, as médias de consumo que você está conseguindo com o Fox são exemplares, o que, além de tudo, ajuda você a economizar em seu custo de propriedade geral.

Com relação a depreciação do carro, vale a pena destacar que você adquiriu o modelo ainda seminovo, portanto você não sentiu a desvalorização mais pesada do carro, que incide justamente nos primeiros dois a três anos. Logo, na hora da revenda, você não tende a ser tão prejudicado como se tivesse adquirido o veículo ainda na concessionária já que grande parte dessa amortização foi levada em conta quando você adquiriu o carro em 2014. Por esse motivo, não há problema nenhum em você mantê-lo por mais alguns anos com você.  

Vale destacar que os carros modernos, desde que bem conservados como é o caso do seu Fox, são feitos para durar com tranquilidade por muito tempo. Os motores modernos, apenas para citar, geralmente são homologados para funcionar até 200, 250 mil quilômetros. 

Logo, enquanto o Fox atender suas necessidades, vale a pena continuar com ele. 

Espero ter ajudado! 

 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios