Compacto com ''embreagem confortável'': Renault Kwid ou Hyundai HB20?

Leitora quer um modelo com pedal de embreagem leve e pediu nossa análise
Hyundai HB20 e Renault Kwid

Hyundai HB20 e Renault Kwid | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Procuro um carro econômico. Eu gostaria de um automático por conta da minha hernia de disco, mas são mais gastões. Qual teria mais conforto no sistema cambio e embreagem? Kwid outsider ou Hb20 top de linha, ambos 1.0? - pergunta enviada por Márcia

Márcia obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Creio que devemos levar em consideração alguns pontos importantes ao escolhermos o veículo, uma vez que sua enfermidade requer atenção. 

O Hyundai HB20 tem a vantagem de ser maior e mais espaçoso em relação ao Kwid, porém a maior altura em relação ao solo do Renault será um facilitador para você entrar e sair do carro, o que deve ser levado em conta. 

Sei disso porque também tenho hérnia de disco e entendo como a dor pode ser incômoda em algumas situações. 

Em termos de facilidade de atuação do pedal da embreagem, os dois compactos são equivalentes. Um ponto a favor do Renault, contudo, é o menor curso do pedal, o que exige um movimento não tão amplo da perna esquerda, facilitando o ato de dirigir.  

De quebra, o Renault Kwid também é mais econômico, podendo entregar médias de até 14,9 km/l na cidade e 15,6 km/l na estrada com gasolina, números que ficam em 12,8 e 14,6 km/l, respectivamente, no HB20. 

Alternativas com câmbio automático  

Se você aceita uma sugestão, caso a sua hérnia seja lombar e irradie a dor para sua perna esquerda, talvez seja interessante você considerar a aquisição de um carro automático, o qual vai lhe trazer muito mais conforto em seus deslocamentos. 

Uma opção interessante que você deveria considerar é o Chevrolet Onix em seu catálogo Turbo automático de entrada, hoje tabelado em R$ 68.390. 

Ele é capaz de oferecer ótimo desempenho sem exagerar no consumo. O hatch conta ainda com câmbio automático de 6 marchas e os importantes controles de tração e estabilidade. Em conjunto com os 6 airbags de série, o modelo entrega nível de segurança superior dentro do segmento. 

O modelo traz ainda rádio com Bluetooth, ar-condicionado, computador de bordo, direção com assistência elétrica, piloto automático, travas e vidros elétricos, entre outros. 

Uma opção mais acessível, desta vez no mercado de usados, recai para o Toyota Etios. Por cerca de R$ 55.000 é possível encontrar unidades do Etios na versão X 1.3 2019 com câmbio automático.

Caso o Etios se mostre uma alternativa viável para você, recomendo optar por unidades 2019 ou 2020 (não antes do período em questão) pelo fato de já contarem com os controles de tração e estabilidade de série. 

O Etios 1.3 X não oferece o mesmo nível de desempenho do Onix turbo automático, porém é um modelo econômico, podendo alcançar médias de até 11,8 km/l em ciclo urbano e 13,3 km/l em percursos rodoviários com gasolina. 

Espero ter ajudado! 

 

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