Compactos seminovos: Kwid Outsider ou um Uno Sporting?

Leitor quer escolher entre um dos dois hatches e pediu nossa opinião
Renault Kwid e Fiat Uno

Renault Kwid e Fiat Uno | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Boa tarde, Estou na dúvida entre o Kwid outsider 2020 e o uno sporting 1.3 , pode me dar sua opinião? - pergunta enviada por Romilton

Romilton obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

O Fiat Uno Sporting traz a clara vantagem do interessante motor 1.3 Firefly sob o capô, que confere ao hatch ótimas acelerações e retomadas com um consumo de combustível bastante equilibrado. 

Contudo, o Fiat Uno já mostra-se datado quando o comparamos com outros hatches compactos. Seu nível de espaço interno é praticamente o mesmo do Kwid (um modelo de menor porte) e o porta-malas do Renault ainda supera o do Fiat. 

Outro ponto é que o Uno Sporting, uma versão de nicho do compacto da Fiat, já foi descontinuada há cerca de dois anos e fica devendo muitos recursos hoje em dia demandados por grande parte dos consumidores, tendo a central multimídia como um bom exemplo. 

Bem mais atual, o Renault Kwid traz uma concepção moderna e, sobretudo na versão Outsider, uma lista de equipamentos de série mais interessante. O modelo entrega a competente central multimídia Media Evolution com suporte aos sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto, câmera de ré, entre outros recursos. Os dois hatches não contam com os controles de tração e estabilidade de série (opcionais no Fiat), porém ao menos o Kwid sai de fábrica com 4 airbags em todas as versões. 

Em termos estéticos, o Kwid Outsider traz uma proposta interessante, com skid plates nos para-choques dianteiro e traseiro, moldura do farol de neblina, proteção lateral de plástico na parte inferior das portas (as demais versões contam apenas com um adesivo na região) e calotas com pintura preta. Para rodar na cidade, a boa altura em relação ao solo do Kwid, no caso em 18 cm, ajuda a encarar de uma forma melhor os buracos, lombadas e valetas pelo caminho. 

O motor 1.0 tricilíndrico confere desempenho adequado ao Kwid, com a vantagem das ótimas médias de consumo que podem chegar a 14,1 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada com gasolina. 

Por fim, o que favorece ainda mais o Renault é que você adquire uma unidade com apenas um ano de uso e que ainda pode se beneficiar da garantia de fábrica, enquanto que, no caso do Uno, estamos falando de unidades de dois a três anos. 

Logo, creio que ao optar pelo Kwid Outsider você adquire um compacto mais equilibrado. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru