Compra com isenção: continuar no Fit ou partir para um Creta?

Leitor já é dono do compacto da Honda e deseja nossa ajuda para definir sua próxima compra
Dúvida envolvendo SUVs

Dúvida envolvendo SUVs | Imagem: Reprodução internet

Boa tarde! Já estou na terceira versão do Honda FIT, o ultimo automático. Como me apareceu um problema de coluna artrose, estou tirando a carteira especial com direito de isenção. Pensando em troca o carro (5 anos), verifiquei a opção do Creta da Hyundai 2020. O que você me aconselha continuar no FIT ou tentar o CRETA? - pergunta enviada por José 

José obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Entre os dois modelos, creio que vale mais a pena você prosseguir na gama Honda Fit. 

Caso sua ideia é realizar a compra com a isenção de ICMS, IPI e demais tributos, será necessário optar ou pelo Fit na versão Personal ou pelo Hyundai Creta na configuração Attitude 1.6 automática. É sempre bom lembrar que você também está livre para adquirir versões mais caras dos dois modelos, porém, no caso daquelas que ultrapassam R$ 70.000, a isenção ficará restrita ao IPI. 

O Honda Fit Personal, assim como o Hyundai Creta Attitude 1.6 exigirão de você um gasto pontual extra com acessórios, uma vez que o Fit Personal não contar sequer com calotas e, em ambos, o rádio está ausente. Ao menos as duas configurações preservam recursos como os controles de tração e estabilidade, piloto automático, entre outros. O Fit Personal preserva os 4 alto-falantes de série, enquanto o Hyundai Creta em sua linha 2020 deixa de oferecer os alto-falantes traseiros na versão para o público PcD, mas o SUV ao menos ganhou volante multifuncional. 

A grande vantagem do Fit sobre o Creta nesse caso vai para a eficiência bem maior de seu conjunto mecânico. Equipado com motor 1.5 16V e caixa CVT, o Fit é bem mais econômico e entrega nível de desempenho semelhante (até um pouco melhor) em relação ao Creta em sua configuração aqui mencionada. 

O Creta tem um porte maior, mas, como você que é proprietário bem sabe, o Honda Fit oferece uma cabine ímpar considerando seu tamanho, com ótimo espaço interno e ampla versatilidade graças ao seu prático sistema de rebatimento de bancos. O porta-malas do Fit é menor que o do Creta, contudo, se o modelo da Honda lhe atendeu até hoje, creio que ele está adequado ao seu uso. 

Logo, creio que ao optar pelo Honda Fit você fará uma escolha mais racional considerando as configurações destinadas ao público PcD. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru