Compra com isenção de IPI: optar por um VW Nivus ou partir para um Nissan Kicks?

Leitor está em dúvida entre as duas versões do Nivus e o Kicks na opção SV
VW Nivus e Nissan Kicks

VW Nivus e Nissan Kicks | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Estou na dúvida cruel se pego um Volkswagen Nivus comfortline (76 mil) mais o pacote ou se pego já na versão highline (83 mil), ou ainda o Nissan Kicks SV (78 mil) com o pacote, consigo o desconto do IPI - pergunta enviada por Thiago 

Thiago obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Começando a análise proposta por você abordando o VW Nivus, creio que, se o orçamento permite, é interessante você partir para a versão Highline. Claro que estamos falando de uma diferença considerável entre as duas opções do Nivus, no caso R$ 7 mil considerando os valores já com isenção de IPI, porém, olhando para o longo prazo, é mais interessante você comprar o modelo com recursos importantes como os assistentes de condução e a nova central multimídia VW Play do que colocá-los como um opcional para a versão Comfortline. Isso ocorre porque a tendência é que, na hora da revenda, a liquidez da versão Highline seja superior.  

Você paga mais, porém, além de trazer de série o alerta de colisão com frenagem automática e o piloto automático adaptativo, o Nivus Highline conta com revestimento interno de couro, chave presencial, acendimento automático dos faróis, sensor de chuva, rodas de liga leve aro 17", entre outros recursos como os 6 airbags e os controles de tração e estabilidade. 

Apesar do preço do Nissan Kicks SV com o Pack Plus ficar muito interessante com as condições que você consegue obter, creio que o VW Nivus é uma pedida mais completa em especial pelo conjunto mecânico mais sofisticado presente no crossover alemão. 

O Kicks é um carro econômico, porém a sobrealimentação e a injeção direta presentes no motor 1.0 TSI proporcionam um desempenho bem mais vivo ao Nivus graças ao torque e potência superiores. Dinamicamente, os dois modelos são muito bem resolvidos e equivalentes nesse aspecto. 

Outra questão é que, apesar do bom pacote de equipamentos de conforto e conectividade, o Kicks SV Pack Plus não entrega assistentes de condução mais avançados e sua central multimídia não é tão moderna como a VW Play presente no Nivus Highline ou na configuração Comfortline com o pacote opcional VW Play & Tech. 

Apesar do porta-malas do Kicks (432 litros) ser ligeiramente superior ao do Nivus (415 litros), em termos de espaço interno os dois modelos também se equivalem. 

Logo, Thiago, creio que ao optar pelo Volkswagen Nivus Highline você estaciona na garagem de casa um modelo mais arrojado, eficiente e equilibrado do ponto de vista de custo-benefício sobretudo para quem deseja um automóvel mais completo. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru