Compra com isenção: Jeep Renegade ou um Citroën C4 Cactus?

Leitor está pesquisando os dois SUVs e quer nossa ajuda para definir a compra
Citroën C4 Cactus e Jeep Renegade

Citroën C4 Cactus e Jeep Renegade | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Olá César! Estou em vias de comprar um carro 0 km pelo programa PCD; tenho acompanhado seus vídeos os quais tem me ajudado muito na escolha. Minha primeira opção de categoria são os SUVs; eu sou solteiro e viajo quase sempre sozinho ou em dois no máximo 03, portanto não tenho necessidade de porta malas grandes, porém, prezo pelo conforto e bom desempenho do conjunto motor e câmbio. Diante desse cenário, estou em dúvida entre dois modelos, Jeep Renegade e C4 Cactus; Renegade - design bonito, acabamento muito bom, porém, motor que não é dimensionado para "arrastar" todo o peso dele, refletindo em baixo desempenho e alto consumo; C4 Cactus - todos os adjetivos do Renagade mais um pacote melhor de opcionais e aparentemente uma boa relação entre motor/câmbio/peso/consumo; minha pergunta é; esse carro vai se perpetuar no mercado? Não haverá uma desvalorização vertiginosa assim como ocorre com os demais modelos da Citroen, tendo em vista a baixa aceitação da marca no Brasil? Obrigado! - pergunta enviada por Renato 

Renato obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

A avaliação que você faz dos dois carros é precisa. Eu também compartilho da sua opinião e, mesmo que o Citroën C4 Cactus em sua configuração para PcD não ofereça um desempenho acima da média como ocorre nas versões turbo, ele, sem sombra de dúvida, é um modelo mais equilibrado do ponto de vista de performance e consumo em relação ao Jeep Renegade 1.8 flex. 

Como você não precisa de amplo espaço interno ou um porta-malas muito grande, o SUV compacto da Citroën deverá atender suas necessidades com competência. Além disso, o modelo hoje em dia dentro da categoria oferece um dos melhores custo-benefício para quem vai realizar a compra com isenção. 

Sobre a hora da revenda, a tendência é que o C4 Cactus preserve uma procura aceitável no mercado de usados uma vez que, atualmente, é o carro mais vendido da marca como você pode conferir em nosso ranking. Em termos de desvalorização, o modelo deverá perder mais valor do que produtos de marcas mais bem aceitas no país, como Hyundai Creta, entre outros, mas nada que torne a escolha do modelo um impeditivo. 

Creio que ao optar pelo C4 Cactus você estaciona na garagem de casa um dos SUVs mais equilibrados para o público PcD no momento. Ele pode não se destacar na versatilidade ou entregar um compartimento de cargas muito grande, mas, para quem não tem necessidade de espaço como é o seu caso ele é uma ótima pedida. 

Espero ter ajudado!  

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru