Prezado César, primeiramente parabéns pelo ótimo trabalho desempenhado, sempre acompanho as análises. Meu pedido de ajuda é em relação a compra de um carro PcD (até $70.000), com bom desempenho e mecânica, que conforte uma família, vez ou outra encarando um chão de terra batida e viagens longas. Levo em consideração a instalação de itens (se possível) caso a sugestão do Guru não contemple os principais. Tenho interesse nas categorias SUV e Sedan. Obrigado desde já! - pergunta enviada por Mário Delfim 

Mário obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Antes de tudo agradeço pelos elogios, contamos sempre com a sua audiência por aqui! 

Já em algumas oportunidades defendi que é muito mais interessante para quem vai realizar a compra PcD partir para um sedan ou hatch em relação aos SUVs. 

A grande vantagem dos sedans, por exemplo, é que, por contarem com versões mais acessíveis, geralmente eles entregam um nível de equipamentos superior em suas configurações aptas para a compra com isenção completa e entregam ótimo espaço interno e capacidade de carga para acomodar todas as bagagens da família no porta-malas. 

Por pertencerem a uma categoria naturalmente mais cara (até mesmo pela demanda elevada dos consumidores), o SUVs em suas versões para compra com isenção muitas vezes exigem um investimento muito alto posteriormente em acessórios, o que acaba não sendo muito interessante. 

No caso específico para o uso familiar, portanto com bom espaço interno e porta-malas, além de mecânica robusta para encarar trechos de terra batida e oferecer muito conforto aos passageiros, acho interessante você considerar dois modelos: o Volkswagen Virtus Sense e o Toyota Etios Sedã. 

O Volkswagen em sua versão destinada ao público PcD traz um bom pacote de equipamentos, com destaque para a presença dos controles de tração e estabilidade, 4 airbags, central multimídia com os principais sistemas de espelhamento para smartphones do mercado, trio elétrico, sensor de estacionamento traseiro, entre outros itens. 

Também contam a favor do Virtus a cabine bem ampla e capaz de acomodar com conforto 5 pessoas e o porta-malas para 521 litros, duas características relevantes para o uso familiar. O Virtus com motor 1.6 e câmbio automático de 6 marchas conta com um conjunto robusto e dará conta de lidar com estradas de terra batida sem muita dificuldade. 

O Toyota Etios Sedã, por sua vez, pode não ter o visual mais belo do segmento, mas se destaca pelo amplo porta-malas com mais de 560 litros de espaço para bagagens e a mecânica robusta e eficiente. Seu câmbio pode contar com apenas 4 marchas, mas seu motor 1.5 16V é bem construído e projetado, o que ajuda ao Etios Sedã tornar-se um carro bem econômico. 

Outro ponto favorável ao Etios Sedã diz respeito ao preço, já que ele parte de R$ 59.990 com câmbio automático e já com os controles de tração e estabilidade de série. O modelo, porém, não conta com o mesmo nível de equipamentos do Virtus Sense, o que lhe obrigaria a gastar com alguns acessórios adicionais. 

Por tudo isso, creio que é bem interessante considerar hoje em dia na compra com isenção um hatch ou um sedan, sendo que, para o uso familiar, o Virtus Sense desponta como uma boa escolha. 

Espero ter ajudado! 

 

César Tizo |

Pergunte para o Guru dos Carros!

As respostas nesta seção são realizadas por César Tizo, um fanático por automóveis e tudo que cerca o tema. Profissional com mais de 10 anos experiência na área, sabe que escolher um carro novo não é uma tarefa fácil e vai colocar toda sua experiência para ajudá-lo(a). Se você está em dúvida sobre algum modelo ou quer alguma indicação por faixa de preço, mande uma mensagem para o Guru dos Carros!

Vale destacar que enviando sua pergunta pelo formulário ao lado ou em nossa página no Facebook você estará autorizando a publicação da mesma de forma integral, incluindo seu nome. As opiniões sobre a escolha do carro são apenas sugestões, isentando o autor de qualquer responsabilidade sobre problemas ou outras pendências envolvendo o veículo indicado.
Nome completo*
Estado
E-mail*
Sua dúvida*
*Campos obrigatórios