Compra do primeiro carro: Etios X ou um Kwid Outsider?

Leitora está em dúvida entre os dois hatches e pediu nossa análise
Renault Kwid e Toyota Etios

Renault Kwid e Toyota Etios | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação

Custo-benefício, compra do primeiro carro, Toyota Etios X 1.3 manual, Renault Kwid Outsider - pergunta enviada por Eliane 

Eliane obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros

Sua questão é recebida em um momento interessante, uma vez que o Toyota Etios estreia nesta semana sua linha 2021 com melhorias importantes

De uma forma objetiva, Eliane, creio que é bem mais interessante você optar pelo Etios X 1.3 manual por uma questão muito importante: o Toyota traz em todas as suas versões os importantes controles de tração e estabilidade, dupla que conta pontos muito importantes pensando na segurança ativa. Ao atuarem para evitar que você perca o controle do carro em situações de emergência, os sistemas evitam acidentes graves e são muito desejáveis em qualquer automóvel. 

O Etios está longe de convencer pelo design, mas também tem outro diferencial importante que são os cinco anos de garantia. Sua cabine também é bem mais espaçosa em relação ao Renault e ele pode acomodar cinco pessoas com mais conforto. O Kwid, por sua vez, conta com um porta-malas ligeiramente maior, no caso 290 litros contra 270 litros do Etios. 

Em sua versão topo de linha Outsider o Kwid inegavelmente traz uma lista de equipamentos de série mais interessante, com destaque para os 4 airbags, câmera de ré, central multimídia, trio elétrico, entre outros. Contudo, ao menos o Etios traz os principais equipamentos de conforto que se espera encontrar em um carro novo, como ar-condicionado, direção com assistência elétrica, trio elétrico, entre outros. 

O Etios conta com um desempenho superior em relação ao Kwid graças ao seu motor de maior deslocamento e ainda notabiliza-se no quesito baixo consumo, mérito de sua transmissão manual de 6 velocidades. Segundo os dados oficiais, ele é capaz de alcançar parciais de até 12,6 km/l na cidade e 14,2 km/l quando abastecido com gasolina. 

Além do prazo de garantia superior, o custo de manutenção e peças do Etios também é bastante acessível, algo importante a ser considerado. A robustez de seu conjunto mecânico é outro ponto a favor. 

Caso você deseje, é possível adicionar a central multimídia como um acessório original da Toyota para o modelo. 

Em resumo, creio que ao optar pelo Toyota Etios você fará uma escolha mais sensata e terá um ótimo primeiro carro. 

Espero ter ajudado! 

Pergunte para o Guru dos Carros!

Tem uma dúvida a respeito de um veículo que está interessado? Envie sua questão para o Guru!


Clique no botão abaixo e acesse o formulário.

Pergunte para o Guru