Compra mais indicada de sedan para PcD no momento
Leitor vai realizar a compra PcD e deseja optar por um sedan; confira nossa análise

Montagem com alguns dos principais sedans compactos do mercado | Imagem: Montagem Autoo sobre fotos de divulgação
Oi César, boa tarde. Entre os vários sedans disponíveis para o público PCD qual a melhor opção considerando o custo benefício, conforto para viajar?Toyota Etios Sedan - Chevrolet Prisma - Honda City - Fiat Cronos - Volkswagen Virtus Toyota Yaris Sedan - Nissan Versa e Caoa/Chery Arrizo 5 ou outro qualquer que você julgar conveniente.Obrigado - pergunta enviada por Francisco Magalhães
Francisco obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Encontramos hoje boas opções no universo de sedans que encontram-se aptas a receber a maior parte dos descontos para o público de Pessoas com Deficiência (PcD), tais como o ICMS e IPI.
Entre todos os modelos do segmento, para quem hoje vai realizar a compra com isenção recomendo dedicar uma atenção especial para o Volkswagen Virtus e o Toyota Yaris Sedã.
Os dois sedans citados acima oferecem os conjuntos mais modernos do segmento e um custo-benefício interessante, bem como um bom nível de segurança.
Se considerarmos o Virtus Sense (R$ 55.228,46 já com os descontos tributários), tanto ele quanto o Toyota Yaris XL (infelizmente a Toyota não informa o preço da versão para o público PcD) oferecem nessas configurações os controles de tração e estabilidade, recursos ausentes no Prisma, Versa e City, por isso o trio já fica de lado. Continuando no quesito segurança, o Virtus traz de série 4 airbags, único dos modelos agrupados aqui a oferecer essa quantidade de bolsas infláveis por um preço abaixo de R$ 70.000. O CAOA Chery Arrizo 5 traz 4 airbags apenas na versão RXT, porém ela custa R$ 72.990, o que vai além do limite permitido ao público PcD para contar a isenção tributária mais completa.
O Fiat Cronos em sua versão Drive 1.8 automática é uma pedida interessante do ponto de vista do custo-benefício, em especial por contar com os controles de tração e estabilidade (ESP) e central multimídia de série, porém seu motor 1.8 16V não consegue ser tão eficiente quanto o 1.5 16V presente no Yaris Sedã e até mesmo o 1.6 16V do Virtus Sense.
O Toyota Etios Sedã até que conta com um preço de compra muito camarada, em especial por oferecer o ESP de série, mas o visual pouco atrativo e o acabamento simples acabam projetando o Yaris Sedã como uma pedida mais interessante dentro da gama Toyota. Além do ESP de série, o Yaris Sedã XL ainda oferece rodas de liga leve aro 15", rádio e faróis com acendimento automático, o que também não deixa de ser um bom pacote.
A favor do Virtus Sense ainda pesa o ótimo espaço interno e o bom porta-malas para 521 litros. Podemos somar a tudo isso com a ótima plataforma MQB, que rende ao VW uma excelente integridade estrutural em caso de colisões. O próprio Yaris Sedã, apesar de ser um carro ainda recente aqui no Brasil, não foi tão bem na avaliação do Latin NCAP como o Virtus.
É claro que o sedan da VW não é um carro perfeito, sendo que ele poderia apresentar um acabamento interno de melhor qualidade e mais nobre, afinal não estamos falando de um carro de entrada, mas creio que hoje em dia pensando em quem vai realizar a compra PcD e deseja um sedan, o Virtus surge como uma ótima pedida.
Espero ter ajudado!