Compra PCD: Citroën C4 Lounge Live ou um VW Polo?
Leitor está em dúvida entre os melhores modelos no momento para compra PCD e pediu nossa ajuda

Volkswagen Polo 2018 | Imagem: Divulgação
Olá César!! Parabéns pelo seu trabalho, muito legal!!! Vou comprar meu primeiro carro PCD e estou na dúvida entre o Polo (Tech I) ou C4 Pallas Live. Na verdade possuo duas dúvidas:- Qual carro escolher?- Normalmente as pessoas que compram carro PCD trocam o mesmo a cada dois anos, pensando nisso, será que se comprar um carro exclusivo PCD não vai ter uma maior desvalorização na venda do que um carro de série?Desde já, agradeço... - pergunta enviada por Luciano
Luciano obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
O Volkswagen Polo e o Citroën C4 Lounge Live são as melhores compras que o público PCD pode encontrar no mercado, contudo resta saber se a marca voltará a produzir a versão específica do sedã, a qual encontra-se atualmente esgotada e sem previsão de retorno.
Com isso, resta mesmo considerar a aquisição do Volkswagen Polo em sua versão Comfortline com câmbio automático. Ainda dentro do valor aceito para a obtenção das isenções fiscais, você consegue comprar o hatch com o pacote de opcionais que lhe dá direito a recursos como a chave presencial, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, rodas de liga leve aro 16", sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, dentre outros. Com isso, o modelo torna-se até mais equipado que o Citroën C4 Lounge Live.
O Polo Comfortline é um dos melhores hatches compactos no mercado brasileiro e se destaca pela eficiência de seu conjunto mecânico, com mérito para o motor 1.0 TSI, bem como a arquitetura moderna e com ótimo nível de segurança, comportamento dinâmico e conforto aos ocupantes.
Logo, creio que ao optar pelo Polo Comfortline no momento você fará uma boa compra.
Partindo para a segunda parte de sua questão, vale a pena destacar que, após realizar a compra com isenção é obrigatório permanecer com o veículo adquirido nessa modalidade de compra por pelo menos dois anos contados a partir da data de emissão da nota fiscal. Fica a critério do consumidor trocar ou não de veiculo após esse período.
Com relação à desvalorização, ela incidirá como ocorre normalmente com qualquer carro, variando o percentual conforme a marca e o modelo. É no período do primeiro ano, contudo, que incide a maior parte da depreciação inicial do automóvel. Só ao retirar o carro da concessionária, apenas como exemplo, você já arca com uma desvalorização na casa de 10%.
Uma vantagem de optar pelo Volkswagen Polo, contudo, é que a versão Comfortline é oferecida também ao público em geral, portanto segue a tabela de usados geral para o modelo. Como você vai comprar o carro com um valor muito menor que os consumidores em geral empregam na compra do automóvel, você pode até mesmo reaver o dinheiro gasto mesmo em um prazo de dois anos e comprar um modelo com características semelhantes. Por esse motivo muita gente acaba trocando de carro após os dois anos iniciais após a compra com isenção. É algo interessante caso você queira estar sempre com um carro atualizado e sem precisar gastar muito mais para isso.
Espero ter ajudado!